Política

Governo Bolsonaro é reprovado por 55% dos brasileiros, mostra PoderData

A pesquisa monitorou a avaliação ao trabalho individual do presidente, que foi considerado ‘ruim’ ou ‘péssimo’ por 50% dos entrevistados

Foto: Douglas Magno / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira 21 mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado pela maioria dos brasileiros. Ao todo, 55% dos entrevistados indicaram não concordarem com as ações e políticas da atual gestão. Por outro lado, 41% indicaram aprovação.

O levantamento, apesar de revelar um quadro negativo ao ex-presidente, indica uma lenta trajetória de melhora, segundo os pesquisadores. De janeiro até o atual resultado, o ex-capitão recuperou 10 pontos percentuais na sua avaliação positiva. A negativa, por sua vez, recuou 6 pontos.

A pesquisa monitorou também a avaliação do trabalho individual de Bolsonaro. Neste caso, o ex-capitão foi apontado como um presidente ‘ruim’ ou ‘péssimo’ também pela maioria. Ao todo, 50% dos entrevistados fizeram esse apontamento. A outra ponta, que considera Bolsonaro ‘bom’ ou ‘ótimo’, soma 34%. As linhas seguem tendência semelhante às da aprovação, com leve recuperação da popularidade.

Ao olhar com mais detalhes para o perfil dos brasileiros que indicam maior reprovação ao atual presidente é possível ver que Bolsonaro segue com os piores resultados entre mulheres, jovens e idosos, moradores do Nordeste e entre os eleitores mais pobres. Ele se sai um pouco melhor entre os mais ricos, eleitores do Sul do Brasil e entre os homens.

O perfil de eleitores que avaliam Bolsonaro como ‘ruim’ ou ‘péssimo’ também é semelhante. Novamente, mulheres, eleitores da menor e da maior faixa de idade, nordestinos e pessoas com menor renda são os que mais indicam uma perspectiva negativa ao ex-capitão.

Para chegar aos resultados, a PoderData, pesquisa contratada pelo site Poder360, entrevistou 3 mil eleitores entre os dias 17 e 19 de julho. A margem de erro do levantamento geral é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07122/2022. É importante destacar que a margem de erro pode variar para cada um dos públicos segmentados, os índices para cada caso estão destacados nas imagens.

Um recorte eleitoral da pesquisa, divulgado na manhã de quarta-feira 20, indicou derrota de Bolsonaro para o ex-presidente Lula (PT) em primeiro e em segundo turno. Segundo o levantamento, o ex-capitão reúne 37% de intenções de voto, ante 43% do petista. Em um eventual segundo turno a desvantagem cresce: 51% dos eleitores são favoráveis a Lula e só 38% preferem Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo