Política

Forças Armadas são obedientes à Constituição, diz ministro da Defesa

General Fernando Azevedo e Silva publicou nota após o presidente Jair Bolsonaro participar de ato pró-ditadura

O ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de um ato a favor da ditadura militar, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, divulgou uma nota em que assegura a obediência à Constituição Federal.

No texto, o ministro pede união no combate ao novo coronavírus e reiterou o empenho das Forças Armadas na missão. “As Forças Armadas trabalham com o propósito de manter a paz e a estabilidade do país, sempre obedientes à Constituição Federal”, escreveu.

“O momento que se apresenta exige entendimento e esforço de todos os brasileiros. Nenhum país estava preparado para uma Pandemia como a que estamos vivendo. Essa realidade requer adaptação das capacidades das Forças Armadas para combater um inimigo comum a todos: o Coronavírus e suas consequências sociais. É isso o que estamos fazendo.”

A participação de Bolsonaro nas manifestações foi alvo de repúdio de entidades como Anistia Internacional e Human Rights Watch (HRW). O próprio procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue a organização dos protestos, por violação à Lei de Segurança Nacional.

Mais cedo, Bolsonaro se defendeu e disse que não pretende fechar o Congresso Nacional e o STF, embora o ato que ele presenciou levantasse essa bandeira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo