Política

Encontro com a bancada feminina e eleições municipais: os próximos passos de Janja pela equidade de gênero na política

Para as eleições municipais deste ano, o PT trabalha com a possibilidade de tê-la como cabo eleitoral de candidaturas femininas do partido

28/06/2023 - Brasília - A primeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva, durante entrevista exclusiva a EBC, no Palácio da Alvorada. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, prepara um encontro com deputadas e senadoras da base aliada no Palácio do Alvorada na próxima semana, com objetivo de aproximar as congressistas da gestão petista.

Ministras do governo também foram convidadas a participar do happy hour. O jantar na residência oficial da Presidência é uma reação à presença ínfima de mulheres em encontros realizados por Lula no início deste ano com líderes da Câmara e do Senado.

Auxiliares palacianos contam que o convescote também faz alusão às comemorações do mês da Mulher. O encontro foi sugerido pela senadora Eliziane Gama (PSD), única mulher presente no jantar de Lula com senadores, no início de março.

Depois de falar sobre a articulação política do governo, a parlamentar aproveitou o momento para pedir que o petista dê mais atenção à bancada feminina no Congresso, segundo relatos. Também o convidou a participar de um jantar com as 15 senadoras para discutir “pautas de interesse do público feminino”.

Na pauta desse encontro ainda deve estar a sucessão na presidência do Senado. Isso porque Eliziane tenta sensibilizar o presidente de que é preciso fazer história e eleger, pela primeira vez, uma mulher para a presidência do Senado — a maranhense é um dos nomes já colocados na disputa.

Por ora, ainda não há indicativo de que Lula participe do jantar previsto para a segunda-feira, 25 de março.

Diversas parlamentares já começaram a ser convidadas para o happy hour da semana que vem. O feriado de Páscoa, contudo, é um dos receios apontados por assessores do governo para a possível ausência das congressistas, uma vez que a semana em Brasília ser mais esvaziada.

Janja é uma grande entusiasta de políticas públicas que ampliem a participação feminina em espaços de poder. No final do ano passado, por exemplo, ela chegou a defender a criação de cota de 50% para mulheres no Congresso.

A atuação da primeira-dama junto às mulheres não deve ficar restrita à relação com a bancada do Congresso, de acordo com relatos feitos a CartaCapital. Para as eleições municipais deste ano, o PT trabalha com a possibilidade de tê-la como cabo eleitoral de candidaturas femininas do partido.

A ideia é que Janja viaje o País e surja em vídeos para impulsionar candidaturas em capitais que tenham uma mulher como cabeça de chapa. A estratégia é buscar mais engajamento da militância e dialogar com o eleitorado feminino e jovem, argumentam lideranças petistas.

Espera-se que a primeira-dama esteja em atos das pré-campanhas das deputadas petistas Camila Jara (Campo Grande/MS), Maria do Rosário (Porto Alegre/RS) e Dandara Tonantzin (Uberlândia/MG).

Também há a expectativa que Janja realize agendas com Marta Suplicy, pré-candidata a vice de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo