Política

Alcolumbre sinaliza intenção de concorrer à Presidência do Senado: ‘Se os senadores quiserem’

Em 2021, senador foi impedido pelo STF de concorrer à reeleição como presidente da Casa

O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil) disse considerar a possibilidade de disputar à Presidência do Senado Federal em 2025.

Em 2021, senador foi impedido pelo Supremo Tribunal Federal de concorrer à reeleição como presidente da Casa e apoiou a eleição do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

“Foi decisão judicial. A gente não discute, recorre”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada nesta segunda-feira 30.

“Se você explicar para uma pessoa normal que todo mundo teve o direito de se candidatar novamente e que eu não tive só porque eu estava na mesma legislatura, ninguém vai entender. Não tem lógica”, completou.

Questionado sobre uma possível candidatura para a Presidência da Casa, Alcolumbre respondeu que depende dos senadores. “Se os senadores quiserem, eu vou aceitar”.

“Aqui no Senado, se você perguntar quem não pode ser candidato [a presidente da Casa], só o Rodrigo não pode, porque ele já foi duas vezes. Então eu fico esperando o dia e a hora da decisão para ver o que Deus reserva para a gente nessa trajetória”, disse.

Alcolumbre lidera atualmente uma espécie de cruzada contra o STF. Ao jornal, ele negou haver conflito entre as instituições. “A nossa relação é uma das melhores possíveis”, afirmou.

“Acho que a gente tem que prezar todo dia para cada um ficar dentro da sua esfera de atribuição. Muita gente inflama. Quando as pessoas falam que o Senado enfrentou o Supremo na votação do marco temporal, eu discordo totalmente. A [então] presidente [do STF] Rosa Weber botou na pauta uma agenda que estava paralisada há muito tempo. O Senado botou a sua também, que estava paralisada há muito tempo”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo