Política

Em depoimento ao TSE, Anderson Torres contraria Bolsonaro e diz que PF nunca detectou fraude nas urnas

Depoimento consta na ação que investiga a reunião de Bolsonaro com embaixadores, em análise pelo TSE, e foi revelado pelo jornal O Globo

Anderson Torres e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres afirmou, em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a tese de Jair Bolsonaro (PL) sobre fraude eleitoral não se sustentavam em informações obtidas pela Polícia Federal. 

Em depoimento na ação que investiga abuso de poder político do ex-presidente, Torres afirmou que, apesar de ter participado de live em que Bolsonaro defendia ter havido fraude nas urnas, nunca teve acesso a qualquer informação da PF que apontasse intervenção em resultados eleitorais. O documento foi obtido pelo O Globo nesta quarta-feira 28. 

Na oitiva, o ex-ministro respondeu que foi convidado a participar da transmissão, contudo, negou ter tido informações sobre irregularidades no sistema eleitoral. Na live, porém, ele não faz objeções ao que Bolsonaro diz. 

“A Polícia Federal nunca apresentou, pelo menos para mim, o resultado de alguma investigação que concluísse, que pudesse garantir que existia fraude na eleição”, disse.

Na live, Torres leu um relatório produzido pela Polícia Federal que sugeria a possibilidade de melhorias no sistema eleitoral brasileiro. 

“A única coisa que eu tinha em mãos eram esses trechos desses relatórios. E tudo que foi falado foi com base nesses trechos desses relatórios. Nada além disso, não tinha outro documento, não tinha análise de nada. Eram esses relatórios públicos, que são encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral nesse chamamento público”, afirmou Torres.

O ex-ministro ainda disse que Bolsonaro passou por um forte depressão após a derrota eleitoral e que teria ficado muito chateado com o assunto, mas nunca falou com ele sobre fraudes em visitas no período.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo