Política

Deputado de Goiás que ‘pediu’ para ser preso por financiar golpistas é alvo de operação da PF

Em um discurso na Assembleia Legislativa do Estado, Amauri Ribeiro (União Brasil) ironizou a atuação da PF contra golpistas e disse que ‘deveria estar preso’ por ajudar financeiramente os bolsonaristas que depredaram Brasília

Foto: Ruber Couto/Agência Assembleia Notícias
Apoie Siga-nos no

O deputado goiano Amauri Ribeiro (União Brasil) é o alvo da 15ª Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira 29. O parlamentar, em junho, confessou ter financiado golpistas que depredaram Brasília durante um discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Na ocasião, desafiou as autoridades: ‘Me prendam’.

Apesar do ‘pedido’, ele não foi alvo de um mandado de prisão. Nesta terça, a Polícia Federal cumpre apenas dois mandados de busca e apreensão nos endereços do parlamentar. Um dos mandados é no gabinete do político em Goiânia e outro na sua residência, em Piracanjuba, no sul do estado.

De acordo com a PF, os fatos investigados pela operação de hoje “constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.”

A operação desta terça foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal.

Relembre a declaração

No início de junho deste ano, o deputado estadual bolsonarista Amauri Ribeiro (União Brasil-GO) admitiu, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que financiou parte dos acampamentos golpistas de onde saíram os terroristas que destruíram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de Janeiro.

Na tribuna, o deputado bolsonarista respondeu a uma declaração de Mauro Rubem (PT-GO), que questionou a origem dos financiamentos dos atos antidemocráticos. “O dinheiro não veio de fora”, disse ele. “Veio de gente que acredita nesta nação e que defende este país, mas não concorda com o governo corrupto e bandido.”

Amauri Ribeiro criticava, naquele momento, a prisão do ex-comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Benito Franco, em abril, durante a Operação Lesa Pátria.

“A prisão do Coronel Franco é um tapa na cara de cada cidadão de bem neste estado. Foi preso sem motivo algum, sem ter feito nada. Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender! Eu sou um bandido, eu sou um terrorista, eu sou um canalha, na visão de vocês. Eu ajudei, levei comida, levei água e dei dinheiro. Eu acompanhei lá e também fiquei na porta porque sou patriota”, afirmou o parlamentar.

Veja o vídeo (1h37m30s):

Dois dias depois, no entanto, o parlamentar mudou a postura e foi ao Supremo Tribunal Federal pedir para que Alexandre de Moraes não aceitasse um eventual pedido de prisão contra ele. Na Corte, a defesa do bolsonarista sustentou que as afirmações do deputado foram retiradas de contexto e que ele somente ajudou “os mais carentes” que estavam acampados em frente a um quartel do Exército em Goiânia.

O parlamentar não se pronunciou sobre a operação desta terça. Sua defesa e assessores também não comentaram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo