Política

Aceno de Lula a religiosos em Pernambuco tem discurso com 11 menções a Deus

O presidente relembrou a dificuldade de executar a transposição do Rio São Francisco e a comparou, mais de uma vez, a um milagre

Cerimônia de Inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Ipojuca e do Trecho Belo Jardim — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

Em meio a um périplo para aparar arestas em palanques importantes para o governo antes das eleições, o presidente Lula (PT) proferiu nesta quinta-feira 4, em Pernambuco, um discurso emblemático.

Inaugurando uma obra para o acesso de água limpa no município de Ipojuca, Lula fez um pronunciamento repleto de acenos ao eleitorado religioso – mais notadamente, os evangélicos, grupo que tem demonstrado nas pesquisas de popularidade ser um dos mais refratários ao governo. Ao todo, houve 11 menções a Deus no discurso.

O presidente relembrou a dificuldade de executar a transposição do Rio São Francisco e a comparou, mais de uma vez, a um milagre.

“Vocês acreditam em Deus? Vocês acreditam em milagre?”, perguntou o presidente no início de seu pronunciamento. “Fazer a transposição do Rio São Francisco… Só pode ser feita porque Deus existe. Ele olhou lá de cima e falou: ‘eu vou ajudar os nordestinos, através de um nordestino’, e cá estou.”

A unidade elevatória de água bruta da Adutora do Agreste, lançada no estado, faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. O Palácio do Planalto projeta beneficiar 615 mil pessoas com abastecimento de água da transposição do São Francisco.

“Isso só pode acontecer por uma coisa: por causa da fé de vocês, da crença de vocês. Se não acreditassem, se não tivessem fé, jamais teriam votado no pernambucano que não tem diploma universitário”, prosseguiu. “Vocês votarem em mim foi ato de fé, de coragem, de que um milagre estava para acontecer neste País.”

Além disso, Lula voltou a condenar a disseminação de notícias falsas, desta vez em temas religiosos. “Deus não é mentira, é a verdade, e ninguém pode utilizar o nome de Deus em vão como eles usam todo santo dia.”

Desde que recentes pesquisas de opinião indicaram uma queda de popularidade entre o eleitorado evangélico, Lula faz acenos a essa parcela da população. A Secretaria de Comunicação Social lançou, por exemplo, um novo slogan para o governo: “Fé no Brasil”.

Diante do esforço de se aproximar dos religiosos, integrantes do governo têm sugerido a Lula que se reúna com líderes evangélicos.

Agenda

Além da inauguração da estação elevatória de água, o presidente tem dois compromissos em Pernambuco nesta quinta: o lançamento de uma fábrica de medicamentos da Hemobrás, em Goiana, e a assinatura do projeto de lei que institui o Sistema Nacional da Cultura, no Recife.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo