Política

Celular de Silvinei tinha fotos de Hitler, do clã Bolsonaro e de armas, diz jornal

Sobre as fotos de Hitler e Mussolini, a defesa do ex-chefe da PRF disse que Silvinei ‘nunca manifestou nenhum tipo de preconceito e discriminação’ e que tem ‘amigos brancos, negros e pardos’

O ex-diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques (Foto: EBC)
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal revelou que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, tinha em seu celular fotos de Adolf Hitler e Benito Mussolini, registros ao lado da família Bolsonaro, e outras imagens que demonstram idolatria a armas.

A informação foi publicada nesta segunda-feira 16, pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Vasques é um dos investigados pela CPMI do 8 de Janeiro, em razão das blitze policiais nas eleições de 2022 nos estados com maior eleitorado petista. Silvinei está em prisão preventiva desde agosto, diante deste caso, sob determinação do ministro Alexandre de Moraes

Em seu celular, também foram encontrados xingamentos e áudio de colegas com algumas críticas aos bloqueios de apoiadores do ex-capitão. Não se sabe ao certo porque ele mantinha esses arquivos no telefone.

O conteúdo do aparelho foi entregue à CPMI, que se reunirá na terça-feira 17, para revisar o relatório de aproximadamente 900 páginas da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ele não pode, no entanto, ser usado no relatório final por decisão do Supremo Tribunal Federal, assinada por Kassio Nunes Marques.

Uma das fotos, diz o jornal, é a de Adolf Hitler com o então ministro da propaganda do regime nazista, Joseph Goebbels. Outra mostra o corpo de Mussolini pendurado de cabeça para baixo em um posto de gasolina. 

Silvinei também tinha, de acordo com a publicação, um álbum só com imagens ao lado de Jair Bolsonaro (PL) e de Michelle Bolsonaro durante as celebrações do Bicentenário da Independência em Brasília. O evento é alvo de ação no TSE

A reverência de Silvinei às armas aparece na coleção de imagens em que ele está segurando uma bazuca e em uma foto do escudo da PRF feito com munição.

O celular do ex-chefe da PRF também funcionava como uma espécie de canal de comunicação para apoiadores de Bolsonaro que buscavam assistência da corporação.

“Estamos numa manifestação aqui na Palhoça (Santa Catarina). Não sei qual o procedimento que a PRF pode tomar, mas já avisaram que o pelotão de choque da PRF está a caminho. Não sei se podem usar de violência. Estamos fazendo uma manifestação pacífica, não colocamos nada na via. Seria justo a PRF intervir numa manifestação dessa, de apoio ao nosso presidente?”, questiona o áudio mantido por Silvinei. 

Em todo o material encontrado, não foram reveladas mensagens enviadas por Silvinei. Diante disso, a CPMI sugere que ele tinha o hábito de apagar seus próprios arquivos, por possivelmente temer uma quebra de sigilo.

Procurada, a defesa de Silvinei argumenta que não tem conhecimento da existência de áudios e imagens no celular. “Ocorre que a participação de grupos de WhatsApp pode ensejar a baixa automática para a biblioteca”, sugeriu o advogado Eduardo Pedro Nostrani Simão, em um comunicado. 

Sobre as fotos de Hitler e Mussolini, a defesa disse que Silvinei “nunca manifestou nenhum tipo de preconceito e discriminação. O que os advogados perceberam é que ele possui amigos brancos, negros e pardos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo