Política

Cassado, Deltan aparece em pesquisa eleitoral de Curitiba; Rosângela Moro, deputada por SP, também é citada

Instituto simulou cinco cenário na corrida eleitoral da capital paranaense

Deltan Dallagnol e Rosângela Moro. Fotos: Fernando Frazão/Agência Brasil e Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira 31, um levantamento sobre a preferência dos eleitores para a disputa pela prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, em 2024. Ao serem perguntados de maneira espontânea a respeito da votação, 78,9% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar.

Já na pesquisa estimulada – ou seja, quando são apresentados os nomes dos potenciais candidatos -, o instituto apresentou cinco cenários. No primeiro deles, Luciano Ducci, deputado federal (PSB-PR) e ex-prefeito da cidade (2010-2013), lidera a corrida com 25,6%. Em seguida, aparece a deputada federal paulista Rosangela Moro (União Brasil-SP), mulher do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), com 15,3%.

Já o segundo cenário captado pelo instituto revelou uma disputa mais apertada. Nele, lidera as intenções de voto o deputado cassado Deltan Dallagnol, com 15,5%, seguido pelo deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil-PR), com 14,7%, e Luciano Ducci, com 14,5%. Nesse cenário, o ex-governador Beto Richa (PSDB) tem 13,7%. Os demais citados têm 10% ou menos.

Como Dallagnol foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro semestre, não há certeza sobre se ele poderá concorrer a algum cargo eletivo no ano que vem. Segundo o julgamento, o ex-procurador da Operação Lava Jato estaria inelegível pelo período de oito anos. Recentemente, Dallagnol anunciou a sua filiação ao Novo.

O terceiro cenário excluiu Beto Richa da disputa, mostrando que, assim, Ducci lideraria a corrida (19,8%), seguido por Leprevost (16,3%) e Dallagnol (15,8%). Paulo Martins (PL) teria 8,2%; Carol Dartora (PT) aparece com 6,1%; e Maria Victoria (PP) soma 5,6%.

No quarto cenário, sem Dallagnol e Richa, Ducci liderou as intenções de voto (22,4%), seguido por Leprevost (19%). Nesse quadro, o terceiro nome preferido pelos entrevistados foi o do atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 14%. O quadro traz também Paulo Martins (12,3%); Carol Dartora (6,7%); e Maria Victoria (6,1%).

O último cenário captado pela Paraná Pesquisas é menor e mostra que Ducci lideraria a disputa pela prefeitura de Curitiba, com 28,1% das intenções de voto, seguido por Leprevost (19,8%) e Pimentel (17,5%). Carol Dartora, a ultima citada neste quadro, tem 9,4%.

Veja a íntegra do levantamento:

Curitiba_Out23

O levantamento da Paraná Pesquisas foi feito com 805 eleitores da capital paranaense, por meio de entrevistas presenciais, entre 26 e 29 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo