Política

Capitão do Exército que deu água a golpistas no 8 de Janeiro foi segurança de Bolsonaro em 2022

Portal da Transparência mostra participação de José Eduardo Natale em eventos ao lado do ex-presidente, incluindo agendas de campanha eleitoral, além da viagem de Bolsonaro à Rússia

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O capitão do Exército José Eduardo Natale, flagrado cumprimentando e dando água aos golpistas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de Janeiro, foi segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. As informações foram levantadas pelo site Poder360 nesta segunda-feira 24.

De acordo com os dados expostos no Portal da Transparência compilados pelo site, Natale atuou em diversas ocasiões ao lado de Bolsonaro. Ele aparece na equipe de segurança do ex-capitão na ida a Moscou, na véspera da guerra, e em Juiz de Fora em junho de 2022, quando Bolsonaro iniciou a pré-campanha. Há ainda outros diversos compromissos eleitorais durante a tentativa de reeleição de Bolsonaro.

Em 8 de Janeiro, Natale estava no Palácio do Planalto como coordenador de segurança de instalações presidenciais. Ele aparece, nas imagens divulgadas, cumprimentando os golpistas que invadiram o local. Em outro momento, ele entrega garrafas de água aos invasores.

Em depoimento à Polícia Federal, colhido por determinação de Alexandre de Moraes, Natale alegou que sua convivência com golpistas no local fazia parte da estratégia de esvaziamento do terceiro andar. Ele justifica que a intenção era levar todos ao segundo andar para serem presos. Sobre a água, disse ter sido seguido até a cozinha, onde os invasores exigiram garrafas.

Além de Natale, por determinação do STF, prestaram depoimento ao longo do final de semana outros oito militares. São eles:

  • Carlos Feitosa Rodrigues, ex-secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI;
  • Wanderli Baptista da Silva Júnior, ex-diretor-adjunto do Departamento de Segurança Presidencial do GSI;
  • Alexandre Santos de Amorim, coordenador de Avaliação de Riscos do GSI;
  • André Luiz Garcia Furtado, coordenador-geral de Segurança de Instalações do GSI;
  • Alex Marcos Barbosa Santos, adjunto da Coordenação Geral de Segurança de Instalações do GSI;
  • Marcus Vinícius Bras de Camargo, chefe da Assessoria Parlamentar do GSI;
  • Adilson Rodrigues da Silva, auxiliar da Coordenação Geral de Segurança de Instalações do GSI;
  • Laércio da Costa Júnior, encarregado de Segurança de Instalações do Palácio do Planalto.

No domingo, o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Capelli, disse que as investigações poderão ligar o general Augusto Heleno, chefe da pasta na gestão de Bolsonaro, aos atos de 8 de Janeiro. Ele também divulgou o link para download da íntegra de todas as imagens daquele dia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo