Economia

‘Bolsonaro e Guedes são os maestros do Titanic’; políticos reagem à queda do PIB

Presidente e ministro da Economia foram alvos de críticas após o País entrar definitivamente em recessão

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP

O anúncio da queda do PIB brasileiro e da entrada do País em recessão técnica nesta sexta-feira 2 gerou críticas de políticos à atual gestão do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes na economia. Pelas redes sociais, integrantes da oposição reagiram ao anúncio.

“Acaba de ser divulgado o PIB do país no último semestre. Houve queda de 0,1%. Com isso, o Brasil está tecnicamente em recessão! Bolsonaro e Paulo Guedes são os maestros do Titanic. Tocam violinos enquanto o Brasil afunda”, escreveu Orlando Silva, deputado pelo PCdoB de São Paulo.

Na mesma linha publicou Guilherme Boulos, pré-candidato ao governo de SP pelo PSOL. Para ele, o ‘barco brasileiro’ está afundando com o atual governo.

“O barco afunda enquanto Bolsonaro foge da cadeia e Guedes lucra em paraísos fiscais”, disse Boulos.

Erika Kokay, deputada pelo PT do Distrito Federal, também atribuiu a culpa pelo péssimo desempenho a Guedes. A parlamentar relembrou declarações recentes do ministro de que o País estaria ‘crescendo em V’ após a pandemia.

“O crescimento em V de Vergonha do Paulo Guedes tem mais um capítulo trágico. O ultraneoliberalismo de Bolsonaro e Guedes é um fracasso completo. País vive alta dos juros, inflação, desemprego, fome, miséria”, avaliou a deputada.

Guedes também foi alvo das críticas de José Guimarães, deputado e vice-presidente do PT.

“Bolsonaro e Guedes são os operadores do caos econômico. Resta ao povo o desemprego, a fome e os ossos”, lamentou o político.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também reagiu e afirmou que o Brasil ‘faliu’ com a atual gestão.

“Todo mundo já sabia, mas agora é oficial: Brasil está em recessão! Significa que estamos andando pra trás, sem empregos, com fome e miséria. Tudo agravado pela inflação que atinge profundamente os mais pobres! O Governo Bolsonaro faliu o nosso país!”, postou o parlamentar.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!