Política

Bolsonaro chega à PF para depor sobre trama golpista com Marcos do Val

Este é o quarto depoimento prestado pelo ex-capitão à corporação desde que deixou a Presidência

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou por volta das 13h40 desta quarta-feira 12 à sede da Polícia Federal em Brasília para prestar um depoimento no âmbito do inquérito que apura o suposto plano, denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), a envolver um golpe de Estado em 2022.

Trata-se da quarta vez em que Bolsonaro terá de prestar esclarecimentos à PF desde que deixou a Presidência.

A denúncia original de Do Val sustenta que o então presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teriam organizado uma reunião para propor ao senador o envolvimento em um plano golpista.

Os investidores querem saber o nível de envolvimento de Bolsonaro na confusa trama descrita por Marcos do Val em fevereiro deste ano. Naquela ocasião, o senador disse ter sido chamado por Silveira para gravar ilegalmente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A intenção seria forçar uma declaração comprometedora do magistrado que servisse de pretexto para uma ruptura.

Posteriormente, Do Val apresentou diversas versões conflitantes sobre o suposto plano. Em junho, ele se tornou alvo de uma operação da PF para buscar e apreender provas da trama. A coleta de documentos foi autorizada por Moraes e chegou a contar com um pedido de prisão apresentado pela corporação, mas barrado pelo ministro.

Em suas idas e vindas, Do Val chegou a dizer que o ex-capitão indicou concordância com a ideia golpista. Em outro momento, recuou e afirmou que “Bolsonaro ouviu tudo e ficou calado”.

Ao prestar depoimento à PF em fevereiro, o senador declarou que o ex-presidente não teria demonstrado contrariedade ao plano. Agora, caberá ao ex-presidente indicar se seguirá uma das versões de Do Val ou montará o seu próprio retrato.

Jair Bolsonaro já prestou três depoimentos à Polícia Federal neste ano:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo