Política

Às vésperas da eleição, Bolsonaro encontra Edir Macedo em inauguração de templo da Universal

No sábado 30, o partido fundado por bispos da Universal formalizou o apoio à reeleição do presidente

Jair Bolsonaro de joelhos para Edir Macedo (Foto: Reprodução/YouTube)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, no domingo 31, da inauguração de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus em Taguatinga (DF) com a presença de Edir Macedo. O líder religioso, que apoiou ao ex-capitão na eleição de 2018, ainda não declarou seu voto para o pleito de outubro deste ano.

Além de Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estavam presentes no evento o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, filiada ao partido, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição com apoio do Republicanos.

Desde o ano passado, a IURD intensifica o discurso contra a esquerda, mas não sem deixar de explicitar seu descontentamento com o atual governo na intervenção da crise da igreja em Angola, tomada por pastores rebeldes locais. 

Os evangélicos são um dos pilares fundamentais para a reeleição de Bolsonaro. O grupo foi considerado como uma força política decisiva na vitória do ex-capitão, garantindo cerca de 21,6 milhões de votos.

Em janeiro, uma publicação da Universal afirmou ser incompatível ser cristão e votar em candidatos de esquerda. Conforme texto publicado no site da igreja, “esquerdistas se travestem de defensores do povo”.

Apesar do alinhamento do líder religioso com o ex-capitão, Macedo já esteve ao lado dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, do PT.

Na próxima quarta-feira 3, CartaCapital publica o segundo episódio de “Poder Universal”, série que explica as relações da igreja e do bispo com o poder.

O episódio aborda a chegada do protestantismo no Brasil e como a Igreja Universal ajudou a construir a identidade do cidadão evangélico neopentecostal.

O trabalho conta com entrevistas da antropóloga Jacqueline Teixeira, da cientista social Lívia Reis e do jornalista Gilberto Nascimento, autor do livro “O Reino – A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal”.

Os episódios vão ao ar sempre às quartas e estarão disponíveis em formato podcast nas plataformas de streaming.

Assista ao primeiro episódio:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo