Política

Após aceno de Bolsonaro a Salles, Nunes apela para vídeo na rede social em busca do apoio do ex-capitão

Na publicação, prefeito disse que ajuda do ex-presidente será essencial na disputa contra Boulos, mas reconhece que Bolsonaro tem seu ‘próprio tempo’ para tomar a decisão

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), pediu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à sua candidatura à reeleição na capital paulista. 

Para isso, optou por publicar nas suas redes sociais um trecho de uma conversa com jornalistas em que responde uma pergunta sobre o ex-capitão:

No vídeo, Nunes frisa que o respaldo de Bolsonaro seria “fundamental”, mas ressalta que o ex-presidente tem “o tempo dele” para tomar a decisão. 

“É o tempo do presidente Bolsonaro. Eu desejo [o apoio], é importante, nós devemos caminhar juntos, o projeto da eleição da maior cidade do Brasil é fundamental”, disse Nunes, que disse que tem falado com o ex-presidente.

“Eu quero, é importante ter o apoio do presidente Bolsonaro, é fundamental”, apelou o prefeito. 

As eleições municipais estão marcadas para outubro de 2024. Em São Paulo, os principais nomes já começaram a se articular – além de Nunes, os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP), Tabata Amaral (PSB-SP) e Ricardo Salles (PL-SP).

O campo da direita ainda não é unânime em torno de um nome. Bolsonaro, por exemplo, já manifestou abertamente que pode apoiar à candidatura de Salles, que foi seu ministro do Meio Ambiente.

Já o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou, nesta semana, que dará apoio ao candidato que Bolsonaro determinar. A posição coloca Nunes em situação pouco confortável.

“Eu jamais vou me colocar contra o Bolsonaro em decisão nenhuma. Não vou me envolver em campanhas eleitorais onde tiver bola dividida, onde tiver candidatos do nosso mesmo campo. Não faz sentido”, declarou Freitas.

Na conversa de hoje, Nunes aproveitou o contexto para destacar a “responsabilidade” que Bolsonaro e Freitas teriam ao que chamou de “combate à extrema-esquerda”. 

Segundo o mandatário paulistano, Bolsonaro “tem a consciência […] de combater o que tem de pior na extrema-esquerda, uma pessoa que invade propriedade, que desrespeita a lei, que cooptou sindicatos para causar o transtorno da cidade”.

Nunes fez referência indireta a Boulos, líder das pesquisas de intenção de voto para prefeito de São Paulo, a quem atribui as nomenclaturas. A despeito da declaração, o prefeito não apresentou provas sobre casos de invasão de propriedade, desrespeito à lei ou cooptação de sindicatos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo