CartaExpressa

O sinal de Tarcísio sobre a possibilidade de não apoiar Ricardo Nunes em 2024

O governador paulista indicou que a definição caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Tarcísio e Bolsonaro: governador de SP exaltou a força do ex-chefe do Palácio do Planalto no espectro da direita. (Alan Santos/PR/Flickr)
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu não contrariar seu padrinho político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos palanques das eleições municipais do ano que vem.

Tarcísio foi questionado por jornalistas nesta terça-feira 19, durante uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, e rejeitou se manifestar “contra qualquer apoio” do ex-capitão.

“Bolsonaro é o grande líder do nosso campo, da direita, e vocês podem esperar que eu jamais vou me colocar contra Bolsonaro em decisão nenhuma”, declarou. “Não vou me envolver em campanhas eleitorais onde tiver bola dividida, onde tiver candidatos do nosso mesmo campo, não faz sentido.”

As declarações do governador foram concedidas à luz das discussões sobre um eventual apoio de Bolsonaro à reeleição do prefeito da capital paulista, o emedebista Ricardo Nunes.

O ex-presidente, porém, ainda não selou a aliança com Nunes e faz acenos ao deputado federal e pré-candidato à prefeitura Ricardo Salles (PL-SP). Assim, Tarcísio indica que não apoiaria o atual prefeito sem um aval de Bolsonaro.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já indicou a tendência de apoiar Nunes. O ex-ministro do Meio Ambiente não obteve sucesso, portanto, em sua tentativa de se lançar à disputa por seu atual partido – há a expectativa de que Salles deixe o PL para se apresentar à corrida eleitoral por outra sigla.

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em 13 de dezembro aponta que Guilherme Boulos (PSOL) tem 31,1% das intenções de voto para prefeito de São Paulo. Nunes aparece em segundo, com 25,4% das menções no principal cenário. A pré-candidata do PSB, Tabata Amaral, foi citada por 8,9% dos entrevistados, seguida por Salles, com 8,3%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo