Política

Além do voto útil, o que pode definir a vitória de Lula no primeiro turno

Na campanha do petista, uma corrente aposta em outro fator para a disputa se encerrar logo no dia 2 de outubro

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A oscilação positiva do ex-presidente Lula (PT) na pesquisa Ipec, divulgada na segunda-feira 12, aumentou a possibilidade de vitória ainda no primeiro turno. De acordo com o levantamento, o petista tem 46% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), 7% de Ciro Gomes (PDT) e 4% de Simone Tebet (MDB).

Contribuíram para o cenário, além da estagnação dos adversários, o crescimento do ex-presidente no Nordeste, onde passou de 56% para 61%, e o pouco impacto do 7 de Setembro fora da bolha bolsonarista.

O PT avalia que a repercussão do caso da compra de imóveis em dinheiro vivo pela família de Bolsonaro freou uma possível recuperação do presidente no levantamento. O partido agora fala abertamente em voto útil para que a eleição nacional acabe antes do segundo turno.

Mas há, na campanha de Lula, uma corrente que aposta em outro fator para a disputa se encerrar logo no dia 2 de outubro, sem a necessidade de um confronto direto com Bolsonaro.

CartaCapital apurou que chegou aos correligionários do ex-presidente uma análise que leva em conta o que os especialistas em pesquisas chamam de “voto envergonhado”. Neste caso, muitos eleitores que optam por Lula não explicitam a sua escolha para não se comprometerem com o núcleo de convivência.

Dado o grau de violência da campanha por parte de bolsonaristas, um número de eleitores de Lula prefere não se manifestar. É este uma dos principais trunfos do PT para vencer, pela primeira vez, uma eleição nacional logo na primeira etapa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo