Mundo

Pesquisa aponta o destino dos votos de Bullrich no 2º turno na Argentina

Levantamento da Zuban Córdoba foi o primeiro a medir o impacto do apoio de Mauricio Macri e Patricia Bullrich à candidatura do ultralibertário

Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa. Fotos: Alejandro Pagni/AFP, Juan Mabromata/AFP e Luis Robayo/AFP
Apoie Siga-nos no

Logo após o ex-presidente Mauricio Macri e a ex-candidata macrista Patricia Bullrich anunciarem apoio à candidatura de Javier Milei à presidência da Argentina, uma das principais perguntas sobre o futuro eleitoral do país diz respeito ao destino dos votos da centro-direita argentina na disputa entre o ultralibertário e o atual ministro da Economia, Sergio Massa

Nesta quarta-feira 1, a consultoria Zuban Córdoba divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para a presidência, buscando captar justamente esse movimento e, assim, traçar um panorama da disputa presidencial.

De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados que votaram em Bullrich no primeiro turno, realizado no último dia 22 de outubro, disseram que vão votar em Milei no segundo turno, que acontecerá no próximo dia 19. Por outro lado, 28,9% – quase 1/3 dos eleitores – disseram que não vão votar no candidato que promete reduzir o papel do Estado na Argentina.

O montante de votos da candidata macrista – e sobre os quais disputam Massa e Milei – envolve cerca de 6,2 milhões de votos, que foi o resultado obtido por ela no primeiro turno. Para que se possa ter uma dimensão do impacto da quantia sobre os anseios políticos dos presidenciáveis, vale destacar que a vantagem de Massa sobre Milei no primeiro turno ficou na casa de 1,8 milhão de votos.

Apesar do movimento de Macri e Bullrich, a centro-direita argentina não se uniu em prol da candidatura de Milei contra o postulante peronista. A coalizão Juntos por El Cambio, por exemplo, dividiu-se desde a semana passada. Membros da Unión Cívica Radical (UCR), que compõe a coalizão, já manifestaram a intenção de se manterem neutros no segundo turno.

Ao analisar o cenário eleitoral da Argentina, Gustavo Córdoba, diretor da consultora que publicou o levantamento, disse que considera “provável que o eleitor de Bullrich se reparta em terços“. Para ele, “a cena política argentina está sendo ressignificada”, dada a presença de Javier Milei, de maneira que a coalizão Juntos por el Cambio, no seu entendimento, “ficou no passado”.

No levantamento de hoje, a consultoria perguntou aos entrevistados em quem votariam na disputa, “se o segundo turno fosse amanhã”. O resultado foi o seguinte:

  • Sergio Massa: 45,4%
  • Javier Milei: 43,1%
  • Branco: 4,8%
  • Não sabe: 4,3%
  • Não vai votar: 2,5%

Por meio dos dados, a consultoria projetou o cenário de votos desconsiderando os percentuais de voto em branco e nulo, mantendo apenas os indecisos. É uma forma, portanto, de tentar se aproximar ao que poderá ser o resultado oficial. 

Nesse quadro, a pesquisa indicou que Sergio Massa é o preferido de 49,9% dos entrevistados, contra 46,9% de Javier Milei. Nessa simulação, 3,2% é o percentual de indecisos.

A pesquisa da Zuban Córdoba foi feita por meio de duas mil entrevistas, que aconteceram no último final de semana. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo