Mundo

Embaixadas de Israel e EUA na Argentina sofrem ameaça de bomba

A país possui a maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 250.000 pessoas

Polícia argentina na Avenida de Mayo, perto da Embaixada de Israel em Buenos Aires, após uma ameaça de bomba. Foto: Luis Robayo/AFP
Apoie Siga-nos no

As sedes das embaixadas de Israel e Estados Unidos em Buenos Aires sofreram ameaças de bomba nesta quarta-feira 18, informaram fontes policiais.

No caso da embaixada de Israel, a ameaça foi recebida pelo e-mail da legação diplomática, indicaram as fontes.

Um forte aparato policial foi mobilizado em torno da sede da diplomacia israelense localizada no centro histórico da cidade, bem próximo à Casa Rosada, sede da Presidência, constatou a AFP.

Ao meio-dia, a polícia já havia se retirado do local e o trânsito na região foi reativado.

Sobre a embaixada dos Estados Unidos, localizada no bairro nobre de Palermo, um funcionário descartou que houvesse alguma “ameaça crível”.

“Seguimos operando com normalidade”, disse à AFP, admitindo que “as pessoas que estavam entrando para fazer o visto tiveram de esperar um pouco” do lado de fora.

A Argentina possui a maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 250.000 pessoas.

A embaixada de Israel sofreu, em 1992, um ataque com explosivos em sua antiga sede do bairro de Retiro, com balanço de 29 mortos e mais de 200 feridos.

Dois anos depois, houve outro atentado, desta vez contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina em Buenos Aires, que causou 85 mortos e cerca de 300 feridos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo