Mundo

Biden perderia para Trump em estados decisivos para as eleições nos EUA, mostra pesquisa

Trump agora lidera por uma média de 48% a 44% nos seis estados decisivos

Donald Trump e Joe Biden. Foto: Jim Watson e Saul Loeb/AFP
Apoie Siga-nos no

O jornal norte-americano The New York Times divulgou, neste domingo 5, a sua mais recente pesquisa para a eleição presidencial dos Estados Unidos, que será realizada no final de 2024.

De acordo com a publicação, o presidente democrata Joe Biden está atrás do líder republicano Donald Trump em cinco dos seis estados mais importantes do pleito eleitoral dos EUA.

Trump lidera no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia, com Biden à frente em Wisconsin, mostra a pesquisa. Biden derrotou Trump em todos os seis estados nas eleições de 2020.

Trump agora lidera por uma média de 48% a 44% nos seis estados, aponta o levantamento. Para se reeleger, Biden precisa conquistar muitos desses estados novamente.

A pesquisa foi conduzida pelo New York Times e pelo Siena College. O último levantamento, feito em setembro, mostrava um empate entre Biden e Trump
Metodologia

A pesquisa foi conduzida por telefone entre 22 de outubro e 3 de novembro e envolveu 3.662 eleitores registrados nos seis estados.

O democrata perde gradativamente apoio de categorias que haviam se manifestado claramente a seu favor em 2020, como os jovens – apenas 41% dos eleitores com idades entre 18 e 29 anos decidiram, definitiva ou provavelmente, votar nele, em comparação com 40% que votariam em Trump -, as comunidades hispânicas e a comunidade negra dos EUA.

Os resultados da pesquisa devem ser considerados com cautela, pois a margem de erro é de 4,4 a 4,8 pontos percentuais. Vale destacar que, diferentemente do Brasil, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos, então o número de abstenções pode balançar o jogo político.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo