Mundo

Biden e Trump estão empatados em corrida eleitoral para 2024, diz pesquisa do NYT

Cada candidato tem 43% das intenções de votos; eleitores que não decidiram tendem a rejeitar mais Trump do que Biden, segundo pesquisa

Donald Trump e Joe Biden. Foto: Jim Watson e Saul Loeb/AFP
Apoie Siga-nos no

O jornal norte-americano The New York Times divulgou, nesta terça-feira 1, a sua primeira pesquisa eleitoral para a eleição presidencial dos Estados Unidos, que será realizada no final de 2024. De acordo com a publicação, há um empate entre os principais candidatos dos Partidos Democrata e Republicano para a Casa Branca: 43% dos entrevistados disseram que vão votar em Joe Biden, ao passo que 43% também afirmaram que votarão em Donald Trump.

Além disso, 14% dos entrevistados disseram que não vão votar em nenhum dos dois candidatos citados. O jornal destaca, porém, que, provavelmente, um número significativo dessa parcela de eleitores deverá votar em Biden ou em Trump no pleito do ano que vem. Vale destacar que, diferentemente do Brasil, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos.

O jornal destaca que os eleitores que, por ora, não optam nem pelo candidato democrata nem pelo representante do Partido Republicano, são, principalmente, críticos a Trump. Entre os que disseram não escolher nenhum dos dois candidatos, por exemplo, a pesquisa apontou que 27% têm uma opinião positiva a respeito do presidente Biden, enquanto apenas 15% mostraram ter uma impressão positiva sobre o ex-presidente Donald Trump.

Nos últimos tempos, Trump tem vivido o desenrolar de processos judiciais que correm contra ele na Justiça norte-americana. O principal deles diz respeito à investigação que apura o armazenamento de arquivos secretos do governo dos Estados Unidos na casa do ex-presidente do Partido Republicano. A juíza responsável pelo caso, Aileen Canonn, marcou o início do julgamento de Trump para maio de 2024.

Na última terça-feira 31, o The New York Times divulgou uma pesquisa sobre a preferência dos eleitores na indicação do candidato do Partido Republicano à Casa Branca. Segundo a pesquisa, Trump tem 54% das intenções de voto, contra 17% do seu principal concorrente dentro do partido, o governador da Flórida, Ron DeSantis. A pesquisa mostrou que, para esses eleitores, majoritariamente, os problemas judiciais de Trump não são vistos com preocupação. O ex-presidente já disse que pretende manter a candidatura, mesmo que venha a ser preso.

A pesquisa divulgada hoje tratou do tema e mostrou o seguinte: entre todos os eleitores, 51% acreditam que Trump cometeu crimes federais, enquanto 53% acham que ele ameaçou a democracia. Já entre aqueles que não pretendem votar nem em Biden nem em Trump, a desconfiança em relação ao republicano é maior: 63% acreditam que ele cometeu crime federal, enquanto 59% disseram que ele ameaçou a democracia do país.

A pesquisa divulgada hoje foi realizada durante os dias 23 e 27 de julho, em parceria com o instituto de pesquisa Siena Poll

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo