Economia
Proposta de regra fiscal chega ao Congresso até o final da semana, diz Randolfe
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o texto será encaminhado em conjunto com a LDO


O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta segunda-feira 10 que a nova regra fiscal chegará ao Legislativo até o final desta semana. Ele também disse que se reunirá nesta terça com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a fim de debater questões relacionadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Plano Plurianual.
Randolfe declarou que o governo aguarda a indicação dos partidos, mas projetou que a LDO tramitará no Parlamento sob a relatoria do MDB, enquanto o PT tende a relatar o projeto do PPA.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse a jornalistas que a proposta de regra fiscal será encaminhada ao Congresso em conjunto com a LDO.
O arcabouço apresentado por Haddad em março estabelece uma relação entre a despesa e a receita, fixando o limite de crescimento dos gastos a 70% da variação da receita primária nos 12 meses anteriores. Por exemplo: se o total arrecadado for de 1.000 reais, o governo poderá subir suas despesas em no máximo 700 reais.
Se as alas à esquerda no PT veem o plano com reserva, o presidente Lula (PT) elogiou Haddad nesta segunda e disse ter certeza de que a regra fiscal será aprovada e gerará frutos ao País.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No discurso dos 100 dias, Lula equilibra críticas ao BC, otimismo sobre a economia e ‘fantasma’ do fascismo
Por CartaCapital
Em reunião com Lula e ministros, Alckmin evoca JK e diz que o governo fez ‘1000 dias em 100’
Por CartaCapital
Lula volta a criticar o Banco Central por taxa de juros: ‘Estão brincando com o País’
Por CartaCapital