Política

‘Enquanto o mundo capitalista faz política desenvolvimentista, aqui isso é uma heresia’, diz José Dirceu

Em live de CartaCapital exclusiva para assinantes, o ex-ministro criticou a agenda da regra fiscal e cobrou um debate sobre desenvolvimento econômico

José Dirceu
O ex-ministro José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou ver uma disparidade entre a política econômica adotada no Brasil, a partir da nova regra fiscal, e as medidas aplicadas em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Alemanha. A análise ocorreu durante debate realizado por CartaCapital nesta quarta-feira 5 em transmissão exclusiva para assinantes. A live também contou com a presença do filósofo Vladimir Safatle.

Para Dirceu, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria estar discutindo o estabelecimento de uma âncora fiscal. Segundo o ex-ministro, o tema está se sobrepondo ao debate sobre o desenvolvimento econômico do País, como o papel dos bancos públicos e da Petrobras. Ele mencionou, ainda, países desenvolvidos que têm oferecido subsídios e convivido com déficits trilionários na economia.

“Nós vamos fazer superávit na situação que o Brasil está vivendo?”, questionou. “É uma frustração tão grande ver toda a potencialidade que o Brasil tem e ver essa miséria econômica. Como tinha a miséria da filosofia, é a miséria da economia. Nós somos prisioneiros disso. Quando o mundo capitalista está fazendo uma política desenvolvimentista, aqui está proibido isso, é quase como se fosse uma heresia.”

Dirceu afirmou que Lula tem a tarefa de atuar como um comunicador que dispute a orientação política da população. Disse ainda que o comportamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reforçou essa necessidade. Para o petista, o bolsonarismo se desmobilizou após os desdobramentos dos ataques do 8 de Janeiro e o escândalo das joias sauditas, mas ainda está em vantagem sobre a esquerda.

“Não vamos nos iludir. Eles têm muita capacidade de mobilização. A barbárie bolsonarista vai continuar.”

Este foi um debate promovido por CartaCapital para assinantes, por meio da plataforma Zoom. Para participar das próximas edições, acesse este link e faça a sua assinatura. Você também pode clicar na opção “Assine” na página inicial do site e confirmar a sua assinatura da revista semanal, que conta com reportagens de profundidade e análises exclusivas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo