CartaExpressa

PoderData: Lula tem a menor rejeição entre os candidatos; Doria e Ciro, as maiores

Moro e Bolsonaro também registram índices de rejeição que superam os 50%

Fotos: MÁRIO MIRANDA/AMCHAM/DIVULGAÇÃO; Ricardo Stuckert; e GOVSP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) é o pré-candidato menos rejeitado pelos eleitores brasileiros, segundo a nova pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira 18. Ao todo, 43% dos entrevistados declararam que não votam ‘de jeito nenhum’ no petista.

O novo resultado, no entanto, revela um avanço no índice: há um mês, o ex-presidente tinha apenas 38%.

A pesquisa também apontou que o candidato mais rejeitado pelos brasileiros neste momento é João Doria (PSDB). O tucano tem 60% de reprovação à sua candidatura. Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT) com 56% de indicações ‘não voto de jeito nenhum’. O pedetista teve o maior crescimento na taxa no último mês, com 6 pontos percentuais.

Também em um patamar acima dos 50% de rejeição estão o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Sergio Moro (Podemos). O ex-capitão soma 54% de citações não favoráveis a sua candidatura e o ex-juiz 50%. Bolsonaro foi quem teve o maior recuo na rejeição, de 6 pontos percentuais.

Além da liderança na pesquisa desta primeira quinzena de fevereiro e da menor rejeição no levantamento, Lula também marcou o melhor resultado entre os eleitores ‘decididos’. Ao todo, 40% dos entrevistados disseram que o petista é o ‘único candidato em quem votariam’. Neste quesito, o segundo lugar fica com Bolsonaro, que soma 30%. Moro aparece em terceiro lugar com 15 pontos, Ciro tem 8% e Doria apenas 5%.

Na faixa ‘intermediária’, de eleitores que não veem problema em votar em determinado candidato, Ciro tem o melhor desempenho, em que 31% dos entrevistados dizem que ‘poderiam votar’ em alguma circunstância. Moro e Doria marcam 30%; Lula e Bolsonaro ficam com 14% e 11%, respectivamente.

A pesquisa PoderData entrevistou 3 mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

O levantamento ainda mediu as intenções gerais de voto na corrida presidencial e avaliação do governo. No primeiro ponto, Lula lidera nos cenários de 1º e 2º turnos. Já no segundo, Bolsonaro segue em seu pior momento, com 56% de indicações de que seu governo é ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar