Política

Avaliação negativa de Bolsonaro volta a subir: 56% acham o ex-capitão ‘ruim’ ou ‘péssimo’

Presidente é rejeitado por mais da metade dos eleitores desde junho de 2021 e ainda não conseguiu reverter sua popularidade

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

A avaliação negativa do trabalho do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a subir na segunda semana de fevereiro, de acordo com a nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 17. Ao todo, o grupo de eleitores que dizem considerar sua atuação ‘ruim’ ou ‘péssima’ subiu de 53% para 56% em apenas 15 dias.

Na ponta contrária, Bolsonaro somou um ponto a mais em relação ao levantamento anterior. Atualmente, 28% dos entrevistados dizem que seu trabalho é ‘bom’ ou ‘ótimo’. Antes, o grupo somava 27%.

Assim como nos levantamentos anteriores da PoderData, a pouca popularidade de Bolsonaro é mantida pela sua avaliação entre o eleitorado masculino e com idades mais avançadas, em especial na camada de 45 a 59 anos.

Norte e Centro-Oeste e pessoas com renda média, entre 2 e 5 salários mínimos, também integram o pequeno grupo que avalia o presidente como ‘bom’ ou ‘ótimo’. Em todas essas camadas, o desempenho positivo de Bolsonaro passa dos 30%. Ainda assim, nem mesmo nesses grupos a avaliação positiva do ex-capitão supera a negativa.

Entre aqueles grupos que Bolsonaro tem o pior desempenho estão mulheres, com 61% de avaliação negativa, e pessoas mais jovens, com 66% de entrevistados que o consideram ‘ruim’ ou ‘péssimo’ na faixa entre 16 e 24 anos e 60% na faixa acima, de 25 a 44 anos. O Nordeste também volta a se sobressair, com 65% de indicações negativas ao trabalho do ex-capitão.

Foto: Reprodução

Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 3 mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e a pesquisa tem 95% de índice de confiança.

Nos resultados desta quinta-feira, é possível ainda ver o alto desgaste na aprovação da atual gestão. Ao todo, 57% dos brasileiros disseram desaprovar o governo de Bolsonaro. Apenas 34% dos eleitores entrevistados disseram aprovar o trabalho. As variações em comparação ao último levantamento estão dentro da margem de erro.

O perfil de eleitores que mais desaprovam o governo Bolsonaro repete o perfil que o avaliou como ‘ruim’ ou ‘péssimo’. O mesmo ocorre na outra ponta do levantamento, que diz aprovar o trabalho da atual gestão.

Na quarta-feira 16, a pesquisa PoderData também mostrou que Lula (PT) segue liderando as intenções de voto com 40% da preferência do eleitorado. Bolsonaro soma 31%, Sergio Moro (Podemos) tem 9% e Ciro Gomes (PDT) apenas 4%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo