CartaExpressa
Os primeiros alvos da CPI do MST após o recesso parlamentar
O bolsonarista Ricardo Salles, relator da comissão, estabeleceu a prioridade para depoimentos a partir de 1º de agosto
O relator da CPI do MST, o deputado Ricardo Salles (PL-SP), adiantou nesta quarta-feira 12 a programação da comissão na volta do recesso parlamentar.
O objetivo é ouvir a partir de 1º de agosto:
- José Rainha, liderança da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade;
- Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; e
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário.
Rainha e G. Dias foram convocados, ou seja, são obrigados a comparecer, enquanto Teixeira recebeu um convite e pode declinar.
Nesta quarta, a CPI aprovou a convocação do auditor da Controladoria-Geral da União João Henrique Wetter Bernardes, do integrante do MST Marco Antônio Baratto Ribeiro da Silva e de ex-dirigentes da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos, de Novo Sarandi (RS).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministro do TCU pede vista e interrompe julgamento sobre irregularidades no FNDE sob Bolsonaro
Por Wendal Carmo
Bolsonaro nega à PF plano golpista contra Moraes e diz que Do Val deve ‘responder por seus atos’
Por CartaCapital
Os vetos de Lula e Bolsonaro analisados pelo Congresso antes do recesso
Por Wendal Carmo


