CartaExpressa

Haddad confirma que Orçamento prevê déficit zero nas contas em 2024

O arcabouço fiscal, recém-aprovado pelo Congresso, prevê uma banda para o resultado primário

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista ao programa Bom dia, ministro, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira 29 que o Orçamento de 2024 está pronto e será enviado ao Congresso Nacional com a previsão de déficit zero nas contas do governo.

A partir do arcabouço fiscal, aprovado pelo Congresso, a gestão Lula projeta zerar o déficit no ano que vem. Há, no entanto, uma banda: no cenário mais otimista, um superávit de 0,25% do PIB; no mais pessimista, um buraco de 0,25%.

“O Orçamento vai equilibrado. Nem teria tempo de mudar o Orçamento, está pronto há mais de 15 dias. Então no dia 31 a gente apresenta os parâmetros, os dados, as medidas fiscais. Já fechado com o Planejamento, a área econômica toda”, disse Haddad nesta terça.

O sucesso da missão de acabar com o rombo nas contas, porém, depende de um aumento na arrecadação que, segundo especialistas, teria de ultrapassar os 100 bilhões de reais neste semestre.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar