CartaExpressa

Grávida, criança e 4 ciganos são mortos em chacina em Jequié, cidade mais violenta do Brasil

De acordo com relatos, homens armados e encapuzados teriam invadido a casa da família

Reprodução/Jornal de Jequié
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil da Bahia investiga uma chacina envolvendo seis pessoas de uma família de ciganos em Jequié, no sudoeste do estado. Entre as vítimas estão uma criança de cinco anos, dois homens e três mulheres, inclusive uma grávida de nove meses.

De acordo com os relatos, homens armados e encapuzados teriam invadido a casa da família, localizada no bairro Amaralina, conhecido pela grande aglomeração de ciganos, e disparado contra as seis pessoas. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira 5.

Os investigadores coletaram imagens de câmeras de segurança do entorno da casa e estão ouvindo testemunhas para tentar identificar os autores e elucidar as circunstâncias do crime. Não há suspeitas de qual seria a motivação do crime.

Para o delegado Roberto Leal, responsável pela condução do inquérito, ainda é cedo para descartar qualquer hipótese de investigação.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal da cidade, onde passarão por necropsia e serão liberados para sepultamento.

Por meio de nota, a prefeitura de Jequié lamentou a morte de Lainy Cabral Barreto, aluna da rede municipal de ensino e chamou o episódio de “violência absurda e inexplicável”.

A cidade onde aconteceu a chacina é considerada a mais violenta do Brasil, segundo dados divulgados em julho deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o levantamento, o município tem taxa de 88,8 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes. Ao todos, foram mais de 141 assassinatos no último ano. 

Por coincidência, Jequié é a cidade onde morava o médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, morto a tiros em um quiosque no Rio de Janeiro, também na madrugada desta quinta-feira. Até o momento, contudo, as investigações não apontam nenhuma correlação entre os casos. 

Outras cinco cidades da Bahia estão entre as 10 com maior taxa de homicídios em território nacional. O estado vive uma crise na segurança pública, com o acirramento da disputa entre facções criminosas e aumento de mortes em operações policiais.

Quem são as vítimas da chacina: 

  • Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos (grávida de nove meses)
  • Laiane Andrade Barreto, 5 anos
  • Elismar Cabral Barreto, de 23 anos
  • Sulivan Cabral Barreto, de 35 anos
  • Maiane Cabral Gomes, de 45 anos
  • Lindinoval de Almeida Cabral, de 66 anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar