CartaExpressa
Datafolha: 11% dos eleitores admitem recorrer ao voto útil no 1º turno
O índice é maior entre eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT)


11% dos eleitores brasileiros afirmam que podem mudar de voto para a Presidência da República a fim de que o candidato a liderar as pesquisas vença no primeiro turno, segundo um levantamento Datafolha publicado nesta sexta-feira 23. Outros 86% responderam que não mudariam o voto, enquanto 2% se mostraram indecisos.
O índice dos que dizem que podem praticar o voto útil é maior entre os eleitores de Simone Tebet (22%) e Ciro Gomes (21%).
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 50% dos votos válidos e pode vencer a eleição para a Presidência da República no primeiro turno, de acordo com dados do Datafolha divulgados na quinta-feira 22. Na comparação com o levantamento anterior, da semana passada, o petista oscilou dois pontos para cima.
Considerando a margem de erro, Lula tem entre 48% e 52%. Para triunfar na primeira rodada, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos. Jair Bolsonaro (PL) anota 35%, um ponto a menos que na pesquisa passada.
Assim, o índice dos brasileiros que admitem recorrer ao voto útil no primeiro turno pode ser decisivo para a estratégia petista de sacramentar uma vitória de Lula em 2 de outubro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula e Ciro repudiam censura a matérias sobre imóveis dos Bolsonaro
Por CartaCapital
Cristovam Buarque diz que postura de Ciro contra Lula é ‘insana’ e defende a desistência de Tebet
Por Alisson Matos
‘Votei em você duas vezes. Agora é hora de união em torno de Lula’, diz Nelson Motta em carta a Ciro
Por CartaCapital