CartaExpressa

Cultura cancela edital de Bolsonaro para financiar obras do bicentenário da Independência

Segundo o ministério, o mercado audiovisual e a reestruturação do setor ‘possuem outras prioridades’

A ministra da Cultura, Margareth Menezes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Cultura decidiu revogar um edital lançado em 2022 durante o governo de Jair Bolsonaro para fomentar produções audiovisuais sobre o bicentenário da Independência. A formalização ocorrerá via publicação no Diário Oficial desta sexta-feira 30.

A pasta, comandada por Margareth Menezes, aponta como motivos para a revogação o baixo número de inscrições, o valor do apoio financeiro previsto (30 milhões de reais) e um prazo extenso para a conclusão dos projetos.

O ministério diz, ainda, que o mercado audiovisual e a reestruturação do setor “possuem outras prioridades relacionadas a diretrizes de proposição de fomento e investimento, o que conduz a uma realocação do montante previsto”.

A decisão de revogar o edital foi tomada por unanimidade, em 19 de junho, pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual e teve a concordância da Agência Nacional do Cinema.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar