CartaExpressa
A reação de Dino após a aprovação para o STF
O agora ministro da Suprema Corte recebeu o aval de 47 senadores para ocupar a vaga
Flávio Dino, indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal, afirmou estar ‘feliz e honrado’ após ter sua escolha aprovada pelo senadores no plenário da Casa.
A votação ocorreu na noite desta quarta-feira 13 após uma longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Ao todo, Dino foi aprovado por 47 senadores e recebeu a negativa de outros 31. O placar permite que ele ocupe a cadeira que era de Rosa Weber até 2043.
A reação pública de Dino ao resultado da votação veio ainda na noite de quarta. Pelas redes sociais, o agora ministro do STF celebrou o apoio de ‘milhões de pessoas’ à sua indicação.
“Estou feliz e honrado. Agradeço a confiança do Presidente da República e do Senado Federal, que aprovaram a minha Indicação ao Supremo Tribunal Federal”, destacou. “Milhões de pessoas me ajudaram, com mensagens, postagens, orações, torcida. A todos o meu abraço afetuoso”, escreveu Dino em seguida.
Estou feliz e honrado. Agradeço a confiança do Presidente da República e do Senado Federal, que aprovaram a minha Indicação ao Supremo Tribunal Federal. Milhões de pessoas me ajudaram, com mensagens, postagens, orações, torcida. A todos o meu abraço afetuoso.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) December 14, 2023
Na mesma noite, Dino recebeu também a exaltação de aliados, como os líderes do governo Lula e integrantes da Esplanada. O ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, um dos padrinhos da indicação de Dino ao posto, também celebrou a votação.
Ao assumir a vaga de ministro do STF, o ex-ministro da Justiça herdará mais de 300 ações. A posse para o cargo deve ocorrer só em 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro, indulto, aborto: Dino herdará mais de 300 ações ao tomar posse no STF
Por CartaCapital
Moraes exalta Dino após aprovação para o STF: ‘Coragem, competência e lealdade institucional’
Por CartaCapital
‘STF ganha um nome ético e com experiência excepcional’, diz Pimenta sobre Dino; veja as reações
Por CartaCapital
Dino pode ficar no STF até 2043; confira quando se aposenta cada ministro
Por CartaCapital



