CartaCapital
Cartas Capitais
Leitores comentam o que foi destaque na edição anterior


UM RETRATO DO CIRISMO
A triste verdade é que cada voto em Ciro Gomes ajuda Bolsonaro a ter um segundo turno na disputa.
Daniel Lopes Bretas
(Enviado via Facebook)
Não há dúvida de que Lula fará um governo melhor que o atual, em um país que precisa urgentemente de paz. É hora de o eleitor pensar no voto e evitar repetir o erro de 2018, caso contrário o Brasil chegará a um abismo sem volta.
Clarice Alves
(Enviado via Facebook)
Discordo completamente. É necessário respeitar o voto e a convicção do eleitorado, independentemente do candidato.
Edson Cardoso
(Enviado via Facebook)
FERA À ESPREITA
Vale lembrar: Bolsonaro declarou-se inimigo dos povos indígenas ainda em campanha eleitoral. Não há novidade, apenas espanto.
Iole Bagattini
(Enviado via Facebook)
NATUREZA ENCURRALADA
É o Estado nas mãos de um dono de mercearia. Minas Gerais se tornará Fossos Gerais.
Marcos Silva
(Enviado via Facebook)
Tenho observado, estarrecido, as investidas da mineração na Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte. Custa-me acreditar que a população mineira aceite esse desatino. Qualquer civilização sensata não permitiria mineração em seus territórios, visto que os prejuízos futuros não compensam os ganhos momentâneos. Tragédias como as de Mariana e Brumadinho são exemplos de como essa atividade é catastrófica. Permitir a mineração próximo a grandes ou pequenas cidades é condenar a população.
Daniel Marques
(Enviado via carta)
BODE EXPIATÓRIO
É inconcebível o que uma minoria branca tenta fazer com o mandato de Renato.
Aroldo Caires
(Enviado via Facebook)
O caso reforça que o nosso Brasil nunca deixou de ser escravizado e de escravizar. É uma tristeza.
Debora Consiglio
(Enviado via Facebook)
Sendo acossado por evangélicos, já tem minha solidariedade. Bom deixá-los com seus milagres eletrônicos e seus óleos ungidos, de múltiplas utilidades.
Reinaldo Fernandes
(Enviado via Facebook)
O DIREITO À CRÍTICA
Ninguém cancelou a Rita. Apenas mostramos a nossa decepção com um posicionamento que neste momento é inadmissível, porque serve a Bolsonaro, e não à esquerda.
Fábio Fernandes
(Enviado via Facebook)
Não é ódio, mas pavor. Em um momento crítico que chegamos nas mãos do Bolsonaro, qualquer discurso que enfraqueça a frente de oposição ao bolsonarismo é uma desgraça a mais para a população. Não é hora de dividir. É Lula ou Bolsonaro.
Alan Nascimento
(Enviado via Facebook)
Não é ódio, é a constatação do momento crítico que vivemos e que não cabe divisão política. Não existe terceira via. É Lula, e pronto.
Marcia Gonçalves
(Enviado via Facebook)
Que os críticos, como a Rita, também possam ser criticados. Ela é figura pública e vive disso, bola pra frente. Não tenhamos queixo de vidro.
Vinícius Carvalho
(Enviado via Facebook)
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1210 DE CARTACAPITAL, EM 1° DE JUNHO DE 2022.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.