Justiça
Terceirizada de vinícolas gaúchas é condenada a pagar R$ 3 milhões em indenização por trabalho escravo
O valor será dividido entre as 210 vítimas resgatadas no Rio Grande do Sul
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul determinou o pagamento de uma indenização de 3 milhões de reais, que serão divididos pelas 210 pessoas vítimas de trabalho escravo em vinícolas gaúchas, em episódio registrado em 2023. A multa deve ser paga pela empresa Fênix Serviços Administrativos, que terceirizava serviços para as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton.
A decisão da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves é resposta de Ação Civil Coletiva (ACC) do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS). A indenização deve ser paga pelos proprietários da Fênix e empresas associadas ao mesmo grupo. A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens dos condenados.
A decisão é de primeira instância e, portanto, cabe recurso. CartaCapital entrou em contato com a advogada que representa a empresa Fênix, suas subsidiárias e os proprietários e não conseguiu retorno até a publicação deste texto.
O resgate das vítimas do caso aconteceu em fevereiro de 2023. As pessoas resgatadas estavam hospedadas em locais em condições sanitárias precárias e com superlotação. Houve relatos de violência física, oferta de alimentação imprópria e longas jornadas de trabalho.
Os trabalhadores, que tinham sido contratados para prestar serviços durante a colheita da uva, tinham entre 18 e 57 anos. A maioria tinha origem baiana. Ao receberem a oferta de trabalho, eles ouviam promessa de transporte e alojamento gratuitos. Entretanto, ao chegarem ao Rio Grande do Sul, eram informados de que deveriam pagar pelo local de alojamento – na prática, estavam devendo aos patrões quando começavam a trabalhar.
Uma pequena parte do grupo de pessoas resgatada conseguiu fugir e denunciou o caso a agentes da Polícia Rodoviária Federal. Além dos agentes rodoviários, a operação de resgate teve participação da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho.
Vinícolas já pagaram indenizações
As vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, que contratavam os serviços dos trabalhadores resgatados na época, já pagaram 2 milhões de reais, que foram divididos pelos trabalhadores resgatados, além de 5 milhões em danos morais coletivos. Os valores foram quitados após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em março de 2023.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


