Justiça
STF derrubaria PEC que autoriza o Congresso a cassar decisões da Corte, diz Gilmar
A proposta de Domingos Sávio (PL-MG) dá poderes ao Legislativo para sustar ordens que ‘extrapolem os limites constitucionais’


O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta segunda-feira 13 que seria derrubada a proposta de emenda à Constituição que autoriza deputados e senadores a cassarem decisões da Corte, caso a matéria seja aprovada pelo Congresso Nacional.
A PEC, de autoria do deputado Domingos Sávio (PL-MG), dá poderes ao Legislativo para sustar ordens do STF que “extrapolem os limites constitucionais”.
“Isso, se passar, obviamente que nós interpretaríamos como inconstitucional. É bom lembrar que essa ideia não tem boa origem. Isto é da ditadura Vargas, da Constituição de 1937, que chamavam de polaca. Cassava-se decisão do Supremo por decreto e foi cassado. É bom ter essa lembrança quando alguém for pensar nisso, pois tem uma má história no constitucionalismo brasileiro”, disse Gilmar.
A declaração do magistrado foi concedida após uma visita à Frente Parlamentar do Comércio e Serviço, presidida exatamente por Domingos Sávio.
Segundo a proposta, o Parlamento poderia “deliberar, por três quintos dos membros de cada Casa legislativa, em dois turnos, sobre projeto de decreto legislativo do Congresso Nacional, apresentado por 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado, que proponha sustar decisão do Supremo Tribunal Federal que tenha transitado em julgado, e que extrapole os limites constitucionais”.
O texto chegou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 9 de novembro, mas ainda não tem data para ser votado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A perspectiva de retomada do julgamento sobre o aborto, segundo Barroso
Por CartaCapital
Petrobras obtém vitória no STF em julgamento sobre condenação trabalhista bilionária
Por Wendal Carmo
STF define pena para mais cinco golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital