Economia
42% dos eleitores brasileiros culpam Bolsonaro pela inflação, mostra pesquisa
Desculpas usadas por Bolsonaro para justificar o caos econômico no Brasil aparecem com menos frequência entre os entrevistados


O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o principal culpado pela inflação galopante no Brasil, segundo apontam 42% dos eleitores entrevistados para a nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira 13. Os resultados se mantiveram estáveis desde o último levantamento.
O índice que aponta Bolsonaro como principal culpado vai a 72% entre os entrevistados que desaprovam o atual governo. Entre aqueles que aprovam o trabalho do atual presidente, a parcela que aponta o ex-capitão como culpado pelos preços cai para 8%.
A pesquisa desta segunda ainda mostra que as desculpas usadas pelo ex-capitão para justificar o caos econômico no País aparecem com menos frequência entre os entrevistados.
18% dos entrevistados, por exemplo, apontam que a culpa pelos preços é dos governadores. 13% dizem que a pandemia de Covid-19 seria a justificativa para o aumento de preços e 8% ainda apontam a guerra na Ucrânia como motivador para as altas no Brasil.
Há ainda uma menção muito pequena para a Petrobras – 3% dizem que a estatal é a culpada pela inflação no País – e outra pequena indicação para os empresários brasileiros, que, segundo 2% dos entrevistados, seriam os causadores da alta dos preços no Brasil.
Inflação
Na quinta-feira, o IBGE divulgou uma desaceleração da inflação brasileira. De acordo com os dados, o IPCA desacelerou para 0,47% em maio. A alta nos últimos 12 meses, porém, segue acima dos dois dígitos e bateu 11,73%, segundo os dados do instituto. Entre os maiores vilões da taxa estão a cenoura, com aumento de 116%, e o diesel, que acumula alta de 52% no último ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.