Política

Governo Bolsonaro é reprovado por 52% dos eleitores brasileiros, mostra PoderData

Trabalho do ex-capitão é considerado ‘ruim’ ou ‘péssimo’ por 51% dos eleitores entrevistados

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O desempenho do governo de Jair Bolsonaro (PL) segue avaliado negativamente por mais da metade dos eleitores brasileiros. Ao todo, segundo a rodada da pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira 9, o trabalho da atual gestão é reprovado por 52% dos eleitores do País. Apenas 37% dizem concordar com a atuação de Bolsonaro e sua equipe.

A reprovação ao papel cumprido pelo atual governo cresce ainda mais entre as mulheres, eleitores mais jovens, moradores do Nordeste brasileiro e entre aqueles que possuem ensino superior. A reprovação é menor entre os homens, pessoas com idade entre 45 e 59 anos, moradores da região Sul e Centro-Oeste e brasileiros das faixas médias de renda e escolaridade.

Vale ressaltar ainda que, apesar do volume de reprovação ser menor em algumas parcelas da população, a avaliação negativa ainda é numericamente maior ou igual a positiva em praticamente todos os segmentos monitorados. A única exceção é a faixa média de escolaridade, quando o governo Bolsonaro tem 47% de aprovação, ante 45% de indicações negativas.

Veja o desempenho do atual governo em cada parcela da população:

Bolsonaro é ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para 51% dos eleitores

A avaliação do trabalho individual do ex-capitão também supera a metade dos eleitores brasileiros. Na pesquisa, 51% dos entrevistados marcaram a opção ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para se referir a Bolsonaro. Só 31% indicaram a opção ‘bom’ ou ‘ótimo’ quando questionados sobre o ex-capitão.

O perfil daqueles que consideram Bolsonaro ‘ruim’ ou ‘péssimo’, de acordo com a pesquisa, é um pouco diferente de quem avalia negativamente o trabalho do atual governo. A taxa, por exemplo, é a mesma entre homens e mulheres, reunindo 51% nos dois segmentos. O eleitorado masculino, no entanto, soma mais eleitores que o consideram ‘bom’ ou ‘ótimo’.

Já nas faixas etárias, Bolsonaro é pior avaliado no faixa média de idade, entre 25 e 44 anos, onde as avaliações negativas chegam a 57% dos entrevistados. Os mais jovens, entre 16 e 24 anos, aparecem logo em seguida, com 55%. Pessoas com mais de 60 anos são quem melhor avaliam o trabalho individual do ex-capitão, com 42% de menções negativas e 39% de positivas.

Assim como na avaliação do atual governo, o trabalho individual do presidente é pior avaliado no Nordeste. Neste caso o salto é ainda mais evidente, chegando a 64% dos entrevistados na região. No Centro-Oeste, novamente, é onde o ex-capitão tem o melhor desempenho.

Entre aqueles que possuem ensino superior, a avaliação negativa a Bolsonaro também salta: 64%. Na escolaridade média a taxa negativa é de 45%. Já nas faixas de renda, Bolsonaro é pior avaliado entre os mais pobres e na classe média. A avaliação negativa cai para 45% entre os mais ricos.

Veja o desempenho do ex-capitão em cada parcela da população:

Segundo os pesquisadores, as taxas de avaliação ficaram estáveis, oscilando dentro da margem de erro, quando comparadas aos resultados do último levantamento. A tendência, no entanto, foi positiva ao governo, já que a avaliação negativa oscilou para baixo e a positiva variou 1 ponto para cima.

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a pesquisa ouviu 3 mil eleitores entre os dias 5 e 7 de junho. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Nas estratificações por região ela varia, de acordo com o número de entrevistados. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo