Política

Onyx participa de evento nos EUA com bolsonarista Allan dos Santos, foragido há cinco meses

Ministro do Trabalho e Previdência realizou videoconferência durante congresso conservador com presença do blogueiro extremista em Boston

ONYX LORENZONI. FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni participou nesta sexta-feira de um evento conservador com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos há cerca de cinco meses. Em outubro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do ativista, que é dono do Canal Terça Livre.

Durante o 1º Congresso Conservador Brasileiro de Boston, Lorenzoni realizou uma videoconferência por pouco mais de 40 minutos e foi exaltado pelos presentes no auditório onde aconteceu o evento. A participação foi revelada pela coluna do Guilherme Amado, no portal Metrópoles, e confirmada pelo GLOBO.

Em sua fala, o ministro do Trabalho atacou o governo petista e afirmou que ele foi pautado por uma ideologia, “sem compromisso com o povo”. Onyx também cita princípios e valores cristãos e exalta “o sentimento de patriotismo”, além da “valorização da família”. Por fim, ele aparece no telão rezando enquanto Allan dos Santos ora no palco ao lado de um pastor.

No mesmo evento, sem citar Moraes, Allan dos Santos falou em “censura” durante seu discurso e afirmou que não vai se calar. Ele é investigado em dois inquéritos: o de fake news e o das milícias digitais. Na internet, foi banido do Twitter, do Facebook, e do YouTube, além de ter o blog Terça Livre suspenso. O blogueiro, que tenta o desbloqueio de suas contas bancárias, aderiu ao aplicativo Telegram, onde voltou a atacar os ministros do Supremo, e teve também as contas suspensas.

— Não vai ser tirano, não vai ser um governo, uma autoridade policial, do Estado, ou qualquer coisa do tipo que vai me calar de dizer para as pessoas: ‘cuidado’. Quando eles começam a te censurar, no fim eles querem que você pare de anunciar — disse durante o evento, repetindo a frase. — Se você se dobrar agora, amanhã você estará prostrado diante desse senhor chamado censor. Não ceda.

Recentemente, Moraes cobrou do Ministério da Justiça informações sobre o processo de extradição do blogueiro.

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) também consta entre os participantes, embora não seja possível identificá-lo na transmissão do evento. O parlamentar foi preso em fevereiro do ano passado por atacar ministros do STF. No mês seguinte, Silveira foi para a prisão domiciliar, mas voltou ao cárcere em junho por desrespeitar o uso da tornozeleira eletrônica. A prisão foi substituída em novembro por medidas cautelares.

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Lorenzoni é o segundo ministro a prestigiar o blogueiro foragido neste ano. Em janeiro, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, se encontrou com Allan dos Santos em um evento evangélico nos EUA, no qual sentaram lado a lado. Pouco depois, se atacaram publicamente. O ativista disse, na ocasião, que não confiava em Faria e ironizou o fato de ele ter sido investigado por suspeita de repasses pela Oderbrecht de verbas de caixa 2.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo