CartaExpressa

Moraes manda Ministério da Justiça informar sobre andamento da extradição de Allan dos Santos

O blogueiro bolsonarista está foragido nos EUA desde que se tornou alvo de ordem de prisão preventiva

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Ministério da Justiça deve informar em cinco dias sobre o andamento do pedido de extradição do blogueiro de extrema-direita Allan dos Santos, dono do site Terça Livre, acusado de disseminar informações falsas.

O despacho foi assinado pelo magistrado na sexta-feira 11. Ele também solicita informações sobre as medidas adotadas junto ao governo dos Estados Unidos para a efetivação da extradição.

“Oficie-se ao Secretário Nacional de Justiça para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe acerca do andamento do pedido de extradição de ALLAN LOPES DOS SANTOS, investigado nestes autos, incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos”, diz o despacho.

O pedido, expedido por Moraes, chegou ao governo americano em novembro do ano passado. O ministro havia ordenado em outubro a prisão preventiva a Santos, no âmbito das investigações sobre milícias digitais, mas o blogueiro deixou o Brasil e agora está foragido nos EUA.

Moraes havia escrito que “o poder de alcance de suas manifestações tem contribuído, de forma inequívoca, para a animosidade entre os Poderes da República e para o ambiente de polarização política que se verifica no Brasil, com verdadeiro incentivo para que as pessoas pratiquem crimes”.

Allan dos Santos está impedido de utilizar contas em redes sociais, mas tem insistido em criar novas páginas para veicular ataques ao STF. Na última ocasião, havia aberto um perfil no Telegram, que acabou suspenso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar