Justiça

Fachin é relator de ação de Lula que cobra julgamento de Dallagnol

Ex-presidente teme que processo do PowerPoint prescreva

O ministro Luiz Edson Fachin. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o procurador Deltan Dallagnol seja julgado na terça-feira 25, no âmbito do processo relacionado a uma apresentação de PowerPoint na Operação Lava Jato. A informação é do jornal O Globo.

O processo trata da coletiva de imprensa de 14 de setembro de 2016. Na ocasião, Dallagnol usou uma plataforma de slides para fazer acusações contra Lula, sobre suposto comando de um esquema criminoso na Petrobras. Para o ex-presidente, a apresentação carece de fundamentos e representou um abuso de poder.

 

Lula, portanto, entrou com uma ação contra Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Porém, o julgamento foi adiado por dezenas de vezes. Da última vez, o procurador da Lava Jato seria julgado na terça-feira 18, mas a audiência foi remarcada de novo. O PT teme que o caso prescreva em setembro.

Na quinta-feira 20, o petista moveu uma ação no STF para que o CNMP seja obrigado a julgar Dallagnol na próxima semana.

Lula em 2018 faria bem à democracia

A designação de Fachin como o responsável em analisar o pedido dá sopros favoráveis ao ex-presidente. No início da semana, o magistrado afirmou que a candidatura de Lula em 2018 teria feito bem à democracia, durante palestra de abertura do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

Naquele ano, quando analisou o tema, Fachin contrariou a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi o único magistrado da Corte a votar a favor da candidatura de Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo