Política

Congresso vai ignorar dados do governo sobre covid-19, diz Alcolumbre

Após reunião de líderes, presidente do Senado informou que comissão vai usar estatísticas dos estados

Congresso vai ignorar dados do governo sobre covid-19, diz Alcolumbre
Congresso vai ignorar dados do governo sobre covid-19, diz Alcolumbre
O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou nesta segunda-feira 8 que os dados do Ministério da Saúde sobre a pandemia serão rejeitados pela Comissão Mista Especial de Acompanhamento do Coronavírus do Congresso Nacional.

A decisão anunciada por Alcolumbre ocorre após o governo do presidente Jair Bolsonaro mudar o método de divulgação dos dados sobre o novo coronavírus. A contagem do Ministério da Saúde entrou em descrédito depois que Bolsonaro se tornou suspeito de tentar maquiar as informações.

“É papel do parlamento buscar a transparência em um momento tão difícil para todos”, disse o presidente do Senado. A forma de contar os números foi decidida em reunião de líderes. A comissão utilizará os dados estatísticos da pandemia fornecidos pelos estados e pelo Distrito Federal.

Nesta segunda-feira 8, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo para que o governo Bolsonaro tenha transparência e forneça dados consistentes à população. No entanto, o presidente já ameaçou romper relações com a entidade.

O Ministério da Saúde informou que registrou 679 mortes e 15.654 casos confirmados nas últimas 24 horas em todo o Brasil, segundo atualização desta segunda-feira 8. A pasta não informa mais o número total de óbitos e de casos no país.

Já o consórcio dos veículos de imprensa G1O GloboExtraFolha de S. PauloUOL e O Estado de S. Paulo informou 849 mortes e 19.631 casos nas últimas 24 horas, num total de 37.312 óbitos e 710.887 contaminados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo