Justiça
Zanin mantém périplo pelo Senado e ganha apoio unânime do PSD
O advogado indicado por Lula ao STF será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado no dia 21 de junho


Dono da maior bancada do Senado, o PSD fechou questão pela aprovação da indicação de Cristiano Zanin à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal. O anúncio foi feito nesta terça-feira 13 pelo senador Otto Alencar (BA) após reunião com o advogado e integrantes da legenda, em Brasília.
“Ele tem uma formação muito correta, professor de Direito e teve um comportamento muito seguro, muito sereno, muito firme na defesa, talvez, do maior processo jurídico já visto no Brasil, que foi a questão da defesa do presidente Lula”, destacou Alencar.
Segundo o parlamentar baiano, Zanin respondeu a todos os questionamentos, mas não houve menção a temas “espinhosos”, como a Lava Jato e o aborto. Durante o encontro, ele também teria feito acenos aos evangélicos ao dizer que seu dever será interpretar as leis e a Constituição.
A reunião fez parte do périplo de Zanin pelos gabinetes dos senadores em busca de apoio à sua indicação. Ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 21 de junho. Na seqência, haverá uma votação no plenário, onde o advogado precisa ráobter ao menos 41 votos.
Nesta terça-feira, Zanin visitou o gabinete do senador petista Rogério Carvalho (SE) e se reuniu com parlamentares de PP, PSDB e Podemos, além de ter se encontrado com Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PI), relator de sua indicação. Nas agendas, Zanin tem entregado um currículo sobre sua trajetória na advocacia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sob pressão no Turismo, Daniela apresenta a Lula plano de ações para os próximos meses
Por CartaCapital
Bolsonarismo usa desinformação sobre benefícios e São Francisco para tentar neutralizar o PT no Nordeste, diz estudo
Por Wendal Carmo