Política

União Brasil descarta Moro candidato à Presidência e reforça projeto em SP

A decisão foi divulgada em nota assinada por Luciano Bivar, ACM Neto e Antônio Rueda

O ex-juiz Sergio Moro. Foto: Talita Giudice/Divulgação/Super Rádio Tupi
Apoie Siga-nos no

A direção nacional do União Brasil definiu no sábado 2 que o projeto em torno do ex-juiz Sergio Moro restringe-se ao estado de São Paulo. Portanto, fica descartada uma candidatura do recém filiado à presidência da República.

A decisão foi divulgada em nota assinada pelo presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, pelo secretário-geral, ACM Neto, e pelo primeiro vice-presidente, Antônio Eduardo de Rueda.

“O ex-ministro Sergio Moro é um homem íntegro, capaz de enriquecer, junto às demais lideranças partidárias, a discussão sobre o futuro que almejamos para o país”, diz o comunicado. “Sua filiação tem como objetivo a construção de um projeto político-partidário no estado de São Paulo e facilitar a construção do centro democrático”.

A chegada de Moro ao partido na quinta-feira 31, após deixar o Podemos, foi condicionada à desistência do ex-ministro de concorrer ao mais alto cargo do País. No entanto, no dia seguinte, o ex-juiz negou ter abdicado da corrida à presidência.

A declaração gerou duras reações no União Brasil. Uma ala da legenda, formada por egressos da direção do antigo DEM, ameaçou pedir a impugnação da filiação do ex-juiz.

O grupo é o mesmo que na quinta-feira havia soltado uma nota em que deixava “claro que o eventual ingresso (de Moro) ao União Brasil não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República”.

Assinavam a nota o ex-prefeito ACM Neto, o ex-senador José Agripino Maia, vice-presidente da legenda, o deputado Efraim Filho, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a deputada Professora Dorinha (BA), o ex-ministro Mendonça Filho, o senador Davi Alcolumbre e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

diretório paulista da sigla reforçou que a filiação pode ser impugnada se o ex-juiz não abdicar de “um projeto nacional”.

“O União Brasil São Paulo reafirma que a filiação do ex-juiz Sérgio Moro se deu com a concordância de um projeto pelo estado de São Paulo, isto é, deputado estadual, deputado federal ou, eventualmente, Senado. Em caso de insistência em um projeto nacional, o partido vai impugnar a ficha de filiação de Moro”, diz a nota assinada pelo deputado federal Alexandre Leite, tesoureiro do UB paulista.

Até ontem, antes da decisão, Moro continuava o seu périplo em busca da consolidação de uma chapa competitiva que represente a terceira via na eleição de outubro. O ex-juiz se encontrou com Eduardo Leite (PSDB) e com a senadora Simone Tebet (MDB).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo