Justiça

STJ manda governo informar a Lula se houve conluio entre EUA e Lava Jato

O petista já havia solicitado diretamente ao Ministério da Justiça o acesso aos dados, mas não obteve sucesso

Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Fotos: Antonio Cruz/Agência Brasil e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça determinou, nesta quarta-feira 9, que o Ministério da Justiça informe ao ex-presidente Lula se a Lava Jato formalizou um pedido de cooperação com autoridades dos Estados Unidos em investigações contra o petista.

Lula já havia solicitado diretamente ao Ministério da Justiça o acesso aos dados, mas não obteve sucesso.

O STJ aplicou ao caso a Lei de Acesso à Informação. A decisão não obriga a Justiça, porém, a revelar o conteúdo de um eventual termo de cooperação – essa era outra demanda da defesa de Lula.

O relator, ministro Sérgio Kukina, argumentou que o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, ligado à pasta, não seria detentor definitivo do material.

Em seu voto, o ministro Herman Benjamin declarou que a LAI estabelece a publicidade como preceito geral e o sigilo como exceção. “Este preceito, infelizmente, vem sendo desrespeitado no nosso País”, avaliou.

Na sessão, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou que postulava “a confirmação da medida liminar já deferida pelo eminente ministro Sergio Kukina, que resultou na afirmação da autoridade reclamada de que não houve cooperação internacional registrada no DRCI”.

Em 2020, reportagem feita pela Agência Pública em parceria com The Intercept Brasil revelou que a agente norte-americana Leslie R. Backschies foi designada pelo FBI para ajudar nas investigações da Lava Jato, em 2014.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo