Justiça

STF forma maioria para derrubar perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira

Parlamentar bolsonarista havia sido condenado por incentivar ataques antidemocráticos

Jair Bolsonaro e Daniel Silveira (Foto: Reprodução/Facebook)
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal derrubou o perdão concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) no ano passado. O parlamentar havia sido condenado pela Corte por incentivar ataques antidemocráticos, mas recebeu a graça de Bolsonaro menos de 24 horas depois do julgamento.

Relatora do processo, a ministra Rosa Weber votou contra o indulto e teve o entendimento acompanhado pelos colegas Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro ao cargo, votaram a favor do indulto.

A análise teve início na semana passada e prossegue na semana que vem, com os votos de Luiz Fux e Gilmar Mendes. O plenário conta apenas com 10 membros, por conta da aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

O instrumento do indulto e da graça presidencial estão previstos no Artigo 84 da Constituição e no Artigo 107 do Código Penal, como uma espécie de benefício concedido pelo presidente da República a pessoas presas, o que pode dar fim à punição. No caso do indulto, o benefício é coletivo, enquanto a graça é individual.

O entendimento vitorioso, no entanto, foi o que de o benefício foi concedido de forma ilegal. No argumento da presidente do STF, houve desvio de finalidade por parte de Bolsonaro ao conceder a graça, sem a consideração do interesse público. A magistrada também qualificou a ação como “autoritária”.

O processo foi provocado por representações dos partidos Cidadania, Rede Sustentabilidade, PDT e PSOL.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo