Política

Renato Freitas se livra de novo pedido cassação na Assembleia Legislativa do Paraná

Deputado deverá receber apenas uma advertência como pena de processo disciplinar

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). Foto: Orlando Kissner/Alep
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná se encaminha para manter o mandato do deputado estadual Renato Freitas (PT). As informações são do site Plural.

O parlamentar foi alvo de um processo de cassação protocolado pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), após uma discussão na tribuna no último dia 9 de setembro.

De acordo com Traiano, Freitas cometeu “injúrias” contra ele, ao chamá-lo de corrupto.

O parlamentar petista fez essa afirmação, visivelmente irritado, após ter seu microfone cortado antes do tempo pelo presidente da Assembleia.

O relatório que livra Freitas do pedido de cassação foi elaborado pelo deputado Matheus Vermelho (PP). O documento, apesar de pedir a condenação de Freitas, sugere apenas uma advertência ao petista. Na prática, portanto, o deputado manterá seu mandato.

Essa é a terceira vez que o parlamentar petista entra na mira dos colegas, em menos de um ano de mandato.

A primeira aconteceu em março, com o pedido protocolado pelo secretário de Segurança Pública do estado, coronel Hudson Teixeira, após Freitas questionar a violência da PM no estado.

Já em julho, outro pedido de cassação foi feito pela Corregedoria da Assembleia Legislativa, que acusou o parlamentar de “falta de compostura nas sessões”.

Ainda como vereador de Curitiba, Freitas também foi alvo de diversas representações e perdeu o mandato. Posteriormente, por decisão do ministro Barroso, do STF, seus direitos políticos foram reestabelecidos. Ele deixou a Câmara da capital do Paraná para ocupar a cadeira de deputado estadual em 2023, cargo para qual foi eleito com 57.880.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo