Política

Quaest: Lula lidera com 42% das intenções de voto, ante 34% de Bolsonaro

Levantamento traz Ciro Gomes com 7% da preferência dos eleitores brasileiros

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Silvio Avila/AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa da consultoria Quaest desta quarta-feira 14 mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 42% das intenções de voto e lidera a corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto. O segundo colocado é Jair Bolsonaro (PL), que tem 34%.

Com os resultados, os desempenhos dos dois políticos ficaram estáveis em relação ao último levantamento, divulgado há uma semana: Lula oscilou para baixo e Bolsonaro se manteve estagnado. A diferença entre os dois, que era de 10 pontos naquele levantamento, está em 8 pontos.

A pesquisa desta quarta tem ainda Ciro Gomes (PDT) na terceira posição, com 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB), por sua vez, marcou 4%. Os dois tiveram o mesmo desempenho na semana anterior. Há ainda 1% de menções a Soraya Thronicke (União Brasil) e a Felipe D’avila (Novo).

Nenhum outro candidato ao cargo pontua na pesquisa.

Segundo turno

A consultoria Quaest também ouviu eleitores sobre suas escolhas em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista, ainda que tenha oscilado para baixo, levaria a melhor. Ele tem, segundo o levantamento, 48% das intenções de voto, ante 40% de Bolsonaro em uma disputa direta.

A redução da distância entre os dois políticos em caso de segundo turno se dá, segundo Felipe Nunes, cientista político responsável pela pesquisa, pela posição de eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet. Segundo mostram os dados, caiu o percentual de apoiadores dos dois políticos que defendem uma aliança com Lula para derrotar Bolsonaro caso seja esse o cenário.

“A diminuição entre Lula e Bolsonaro no 2º turno se deve a mudança de postura dos eleitores de Ciro e Tebet. Oscilou negativamente o percentual de eleitores deles defendendo apoio ao ex-presidente Lula”, explica Nunes. “Talvez seja este o dado mais importante de toda a pesquisa”, destaca em seguida.

A pesquisa

Para chegar aos resultados desta quarta-feira, a Quaest ouviu presencialmente 2 mil eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro da sondagem é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral como BR-03420/22, foi contratada pela consultoria de investimentos Genial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo