Política

PT oficializa convite e PSD deve ocupar o conselho político do governo de transição

Gilberto Kassab já havia afirmado que o PSD dará um ‘voto de confiança’ a Lula, a fim de permitir a construção da governabilidade

Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário do governo de Tarcísio. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, formalizou nesta terça-feira 8 o convite para o PSD integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla comandada por Gilberto Kassab deve ocupar o chamado conselho político.

“O deputado Antônio Brito (PSD-BA) foi indicado para compor o conselho. Mais tarde o PSD indicará os membros que integrarão o governo de transição”, anunciou Gleisi após uma reunião com Kassab em Brasília.

Na segunda 7, Kassab afirmou que o PSD dará um “voto de confiança” a Lula, a fim de permitir a construção da governabilidade no Congresso Nacional.

Os pessedistas, no entanto, ainda terão de se reunir para chancelar o apoio ao terceiro mandato do petista no Palácio do Planalto.

“O PSD, que tem em seu âmbito interno diversas lideranças que já apoiaram Lula, entende que esse voto de confiança para dar governabilidade ao governo dele é muito importante que seja dado por alguns partidos, e o PSD será um desses“, disse Kassab em entrevista à GloboNews. “Vamos dar esse voto de confiança depois da discussão dentro do partido para que possamos, através dessa governabilidade, criar condições para o PT apresentar e implantar suas políticas públicas e o seu programa. Todos nós esperamos que possa ser bem-sucedido, para o bem do Brasil.”

Nesta terça, Gleisi também oficializou o convite para o MDB compor o governo de transição. Ela fez o anúncio ao lado do presidente emedebista, Baleia Rossi, depois de um encontro na Câmara dos Deputados.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) se antecipou à resposta oficial do MDB e confirmou que a senadora Simone Tebet (MDB) participará da equipe de transição responsável pela área de Desenvolvimento Social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo