Política

PGR denuncia Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo

Na peça, o MPF pede que a bolsonarista perca o porte de arma e seja condenada a pagar 100 mil reais

PGR denuncia Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo
PGR denuncia Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República denunciou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ao Supremo Tribunal Federal por porte ilegal de arma de fogo no caso da perseguição promovida pela bolsonarista contra um eleitor de Lula (PT) no centro de São Paulo, em outubro.

A denúncia foi enviada ao ministro Gilmar Mendes nesta quarta-feira 25. Nela, a vice-PGR Lindôra Araújo solicita o cancelamento do porte de arma da parlamentar e sua condenação ao pagamento de multa no valor de 100 mil reais por danos morais coletivos.

Zambelli entregou a arma à Polícia Federal, após ordem do STF, em dezembro. A Corte também autorizou uma operação de busca e apreensão em endereços ligados à bolsonarista. Durante a ação, a PF encontrou outras três pistolas.

Em 29 de outubro, véspera do segundo turno da eleição, a deputada causou espanto ao sacar uma arma em público e perseguir um homem na capital paulista. A cena foi gravada e circulou nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver pessoas correndo e a bolsonarista com a arma em punho, entrando em uma lanchonete e ordenando, aos gritos, que um homem negro deitasse no chão. Em outro registro, nota-se um estampido.

Procurada por CartaCapital, Zambelli afirmou que, durante o episódio, “sacou a arma pois foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia”. Ainda declarou que colaborou com as investigações e apresentará sua defesa no prazo legal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo