Política

PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e apreende mais três armas

Ao todo, quatro armas estão confiscadas; a parlamentar alegou que a operação foi ‘invasiva’

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), nesta terça-feira 3. A ação, realizada em dois endereços ligados à parlamentar, ocorreu a partir de decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

O magistrado autorizou a operação após um pedido da PF, com parecer favorável da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

Quatro armas foram apreendidas. Uma delas já havia sido entregue, mas a PF identificou outras e informou a existência delas nos autos.

Em um vídeo, Zambelli declarou que já havia entregue de forma espontânea uma G3C 9 milímetros, mas a operação confiscou outras três armas: uma Taurus 380, uma Ruger 9 milímetros e um revólver 38.

A deputada também se manifestou por meio de nota. O texto diz que Zambelli cumpriu integralmente a decisão anterior e lamenta que o STF tenha determinado “uma medida ainda mais invasiva em seus endereços”.

A parlamentar também declarou que “é preciso informar que o recurso apresentado pela defesa não foi sequer apreciado, mesmo tendo sido protocolado antes do novo pedido de busca e apreensão da PGR”.

Ela ainda disse que “cooperou, como sempre fará, com as autoridades policiais para o cumprimento da decisão” e que “caso qualquer atentado à vida da deputada, agora desprotegida, aconteça, já sabemos o responsável”.

Zambelli havia entregue a primeira arma na semana passada, em 27 de dezembro, por meio de um familiar. O ato ocorre em meio a uma investigação sobre porte ilegal de arma de fogo e uso ostensivo.

Em 29 de outubro, a deputada causou espanto ao sacar uma arma em público e perseguir um homem, em São Paulo. Ela chegou a invadir uma lanchonete. A cena foi gravada em vídeos que circularam nas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo