Política

PF pede investigação ao STF sobre origem de dinheiro e carros encontrados na casa de Daniel Silveira

O bolsonarista está detido em Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, por descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo, como o uso de tornozeleira eletrônica

O ex-deputado federal Daniel Silveira. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de uma investigação para apurar a origem de 270 mil reais e quatro carros encontrados durante operação na casa do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

O bolsonarista voltou a ser preso no início de fevereiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Para o magistrado, Silveira agiu com “completo desrespeito e deboche” diante de decisões do Tribunal. Ele está detido em Bangu 8, presídio localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Durante operação, a PF encontrou cerca de 270 mil reais na residência do aliado de Jair Bolsonaro (PL) em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Os automóveis encontrados estão no nome de outras pessoas.

O pedido de investigação tramita sob sigilo no STF e deve ser analisado por Moraes. Segundo informações da TV Globo, a corporação solicitou o levantamento patrimonial de Silveira.

Atualmente, o ex-deputado deve quase 4,5 milhões em multas à Corte. As penalidades foram impostas pelo descumprimento de medidas cautelares impostas pelo Supremo, como o uso de tornozeleira eletrônica.

O bolsonarista foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaçar ministros do STF, além de ter se tornado inelegível. Um dia após a decisão, contudo, foi agraciado com um perdão presidencial concedido por Bolsonaro.

Apesar de a pena ter sido perdoada, as medidas complementares, como a multa e o uso da tornozeleira, seguiram em vigor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo