Justiça

Moraes aplica nova multa de R$ 2,6 milhões a Daniel Silveira, diz jornal

Esta é a quinta multa recebida pelo deputado bolsonarista, que deve R$ 4,3 milhões por desrespeitar as medidas impostas pelo STF

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Foto: Reila Maria/Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes aplicou uma nova multa ao deputado da bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) após o parlamentar tornar a desrespeitar as medidas cautelares impostas pela Corte. A decisão é sigilosa, mas foi revelada pela coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo.

A multa, segundo a decisão, é de 2,6 milhões de reais e se soma a outras quatro já aplicadas a Silveira. Ao todo, ele deve um total de 4,3 milhões de reais por não respeitar decisões do STF.

Segundo Moraes, Silveira quebrou as medidas cautelares impostas a ele em ao menos 175 ocasiões. Os principais itens são o não uso da tornozeleira eletrônica e as entrevistas concedidas pelo parlamentar sem autorização judicial.

O deputado, vale lembrar, foi condenado a quase 9 anos de prisão por atos antidemocráticos e ameaças e incitação a violência contra os ministros do Supremo. Após a condenação, ele recebeu um indulto editado por Jair Bolsonaro.

O indulto, argumenta Moraes na decisão, não é um impeditivo para a aplicação das multas, uma vez que elas versam sobre medidas cautelares. A determinação do ministro também rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da União, que argumentou que as medidas impostas pelo tribunal não poderiam perdurar indefinidamente. O pedido era assinado por Lindôra Araújo.

Silveira, por sua vez, tem argumentado que não cumpre as medidas cautelares porque recebeu o indulto do ex-capitão. Em um evento ao lado do presidente derrotado, o deputado confirmou não usar a tornozeleira e disse que o Judiciário não poderia fazer nada. Oficialmente, porém, Silveira e sua defesa não se manifestaram.

Deputado desde 2019, ele tentou concorrer ao cargo de senador nas últimas eleições, mas teve sua candidatura anulada pela Justiça Eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo